“É uma homenagem que fazemos todos nós ao processo de vacinação, aos profissionais de saúde que são tão dedicados e que têm assumido um papel exemplar nesta pandemia, e às pessoas que vão ali ser vacinadas porque reconhecem que é única arma que verdadeiramente temos contra a doença”, afirmou o presidente da Comissão de Festas, António Cruz.
Trata-se de um tapete com 2,5 metros de largura por 3 metros de comprimento, uma pequena amostra da azáfama, das horas de trabalho e do espetáculo único que nos dias da padroeira da Romaria, antes da pandemia, tomava conta das ruas da Ribeira de Viana do Castelo. Recorrendo a quase 100 quilogramas de sal, tingido com várias cores, três pessoas da Ribeira vão iniciar o trabalho de confeção deste tapete, recriando o “Coração” de Viana do Castelo, em tons de vermelho e branco, ao início da noite desta segunda-feira, 09 de agosto, que se prolongará por mais de duas horas.
“Este ano voltamos a não ter os tapetes na Ribeira, preparados com aquele afinco e bairrismo pelos seus moradores, durante toda a noite, como bem conhecemos. Mas confiamos que em 2022 vamos fazer a festa a dobrar. Até lá temos estes pequenos momentos, que representam a grandiosidade da Romaria, neste caso em forma de agradecimento”, explicou António Cruz.
O Centro de Vacinação de Viana do Castelo está instalado no Pavilhão Desportivo Nicolau Veríssimo, na Meadela, tendo iniciado a vacinação da população do concelho contra a covid-19 em 18 de fevereiro deste ano.
Por dia são ali vacinados, segundo dados do município, entre 800 a 1.000 pessoas, tendo registado um recorde de 1.500 doses administradas num único dia.