FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

09 Ago 2021

Romaria d’Agonia leva tapete de sal ao Centro de Vacinação de Viana do Castelo 

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
As quase 1.000 pessoas que são diariamente vacinadas contra a covid-19 no  Centro de Vacinação de Viana do Castelo e as dezenas de profissionais de saúde que ali  trabalham vão ser surpreendidas esta terça-feira com um tapete de 7,5 metros quadrados,  confecionado com 100 quilos de sal por elementos da Ribeira, numa homenagem da Comissão  de Festas da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia. 

“É uma homenagem que fazemos todos nós ao processo de vacinação, aos profissionais de  saúde que são tão dedicados e que têm assumido um papel exemplar nesta pandemia, e às  pessoas que vão ali ser vacinadas porque reconhecem que é única arma que verdadeiramente  temos contra a doença”, afirmou o presidente da Comissão de Festas, António Cruz. 

Trata-se de um tapete com 2,5 metros de largura por 3 metros de comprimento, uma pequena  amostra da azáfama, das horas de trabalho e do espetáculo único que nos dias da padroeira da  Romaria, antes da pandemia, tomava conta das ruas da Ribeira de Viana do Castelo. Recorrendo  a quase 100 quilogramas de sal, tingido com várias cores, três pessoas da Ribeira vão iniciar o  trabalho de confeção deste tapete, recriando o “Coração” de Viana do Castelo, em tons de  vermelho e branco, ao início da noite desta segunda-feira, 09 de agosto, que se prolongará por  mais de duas horas. 

“Este ano voltamos a não ter os tapetes na Ribeira, preparados com aquele afinco e bairrismo  pelos seus moradores, durante toda a noite, como bem conhecemos. Mas confiamos que em  2022 vamos fazer a festa a dobrar. Até lá temos estes pequenos momentos, que representam a  grandiosidade da Romaria, neste caso em forma de agradecimento”, explicou António Cruz. 

O Centro de Vacinação de Viana do Castelo está instalado no Pavilhão Desportivo Nicolau Veríssimo, na Meadela, tendo iniciado a vacinação da população do concelho contra a covid-19  em 18 de fevereiro deste ano. 

Por dia são ali vacinados, segundo dados do município, entre 800 a 1.000 pessoas, tendo  registado um recorde de 1.500 doses administradas num único dia. 

Últimas Noticias

Últimos Podcasts