A comissão de Festas já está a trabalhar na edição de 2022, que vai fazer-se em cinco dias, de 17 a 21 de agosto, para “valer por três” e compensar a ausência dos principais momentos nos últimos dois anos. “A próxima Romaria começa a ser programada a partir de hoje e vai ser feita em cinco dias, para valer por três anos, se a situação da pandemia continuar a evoluir favoravelmente”, acrescenta António Cruz.
Em 2020, o programa ‘online’ da Romaria d’Agonia, através das redes sociais com a transmissão dos eventos e conteúdos sobre os principais quadros, chegou a pouco mais de 400 mil pessoas. Este ano, ainda fortemente condicionada pela pandemia, os conteúdos “online” foram acedidos por praticamente 550 mil pessoas, segundo os dados fornecidos pelas redes sociais (Facebook e Instagram). O alcance aumentou mais de 35% face a 2020.
“Conseguimos minimizar um pouco, dentro do possível, a ausência da festa ao vivo, mas tudo estamos a fazer para ter os quadros principais todos de volta. Ao vivo e com público, no próximo ano, com os cortejos, os desfiles, correspondendo às expectativas de todos. Vamos já começar a trabalhar na Romaria de 2022, para fazer uma das melhores festas de sempre”, destaca António Cruz, presidente da Comissão de Festas.
Os concertos ao vivo, no Centro Cultural, dos Sons do Minho e Augusto Canário e Amigos, cada um com cerca de 850 espectadores ao vivo e mais de 25 mil a assistirem pela transmissão ‘online’. No total, os cinco espetáculos realizados no Centro Cultural nos quatro dias de festa juntaram 3.600 pessoas a assistirem ao vivo e mais de 103 mil pela Internet. “Foram mais de 100 mil pessoas que assistiram aos espetáculos no Centro Cultural através das redes sociais, são números impressionantes, sobretudo porque temos a noção da falta que as pessoas sentem da nossa festa”, afirma António Cruz.
Segundo os dados fornecidos pela rede social Facebook, no primeiro dia de festa, 19 de agosto, 97.310 utilizadores acederam aos conteúdos da Romaria, o número no dia seguinte cresceu para 189.500 e no sábado foram 129.010 utilizadores que acederam a esses conteúdos. No dia do fecho das festas, domingo. dia 22, mais de 91.300 viram os conteúdos digitais.