FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

13 Ago 2021

Viana do Castelo: “QR Code” conduz romeiros à Romaria d’Agonia

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Um ‘QR Code’, com mais de meio metro quadrado, colocado no centro de Viana do Castelo, conduz os romeiros até conteúdos digitais dos principais números da Romaria d’Agonia,.

A Comissão de Festas da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia adiantou que o posto principal de informação sobre a edição 2021 está instalado nos Antigos Paços do Concelho, na Praça da República, ex-líbris da cidade, para “levar” os interessados “numa boleia virtual” até às festas da capital do Alto Minho.

Um ‘QR Code’ de mais de meio metro quadrado permite a leitura, através de uma câmara de um telemóvel ligado à Internet, aceder à página oficial da Romaria d’Agonia, e a todos os conteúdos e informações disponíveis sobre a romaria que, este ano, volta a realizar-se “essencialmente sem aglomerações, devido à pandemia”.

Naquele posto de informação, os romeiros têm acesso a outros sete ‘QR Code’ que os levam “de imediato a conteúdos sobre outros momentos emblemáticos da Romaria, realizados em anos anteriores, com vídeos e fotografias, mas também a explicação e enquadramento de cada um deles”.

Por exemplo, os tapetes floridos da ribeira de Viana do Castelo, a revista de Gigantones e Cabeçudos, que antes da pandemia decorria todos os dias da festa, sempre a partir das 12:00, a procissão ao mar, em honra da padroeira dos pescadores, o desfile da Mordomia, momento de exaltação do Traje à Vianesa, ou o Vamos para o Festival, o cortejo histórico-etnográfico, e procissão solene.

“São conteúdos, vídeos e fotografias, de uma tradição que não tem paralelo, mas literalmente para levar na mão para todo o lado, de forma virtual”, explicou António Cruz, presidente da Comissão de Festas, citado na nota.

Noutro ponto da cidade, no jardim público, a exposição “Memórias da Romaria d’Agonia” percorre a festa, essencialmente com imagens, de 1750 a 2020, mostrando a evolução, adaptação e em alguns casos a transformação ao longo do tempo.

“Organizada por décadas, a exposição não termina nos seus 16 painéis, já que através de outros 14 ‘QR Code’ é possível navegar nesses conteúdos, acedendo à plataforma criada em 2020 e que continua a crescer, alimentada com fotos, vídeos ou testemunhas da festa”, adianta a nota.

A mostra inclui “uma notícia de 1917 sobre o programa desse ano, os cartazes e as decorações de 1930, as imagens dos esboços dos carros alegóricos para o cortejo etnográfico de 1969”.

Uma exposição, “em formato físico e virtual, “recupera os momentos mais importantes ao longo da história da festa, mas partilha também esse conhecimento com as novas gerações, recordando momentos únicos vividos através das novas tecnologias”.

No sábado, vai ser inaugurada a exposição “Memórias de um Povo: O Traje Popular Vianense, 1925 – 1960”, no Museu do Traje, com testemunhos de quase uma centena de idosos, entre os 65 e os 103 anos.

A mostra procura dar a conhecer o uso dos vários tipos de trajes, entre 1925 e a década de 1950.

A Romaria d’Agonia vai decorrer este ano de 19 a 22 de agosto, com um programa que inclui momentos apenas ‘online’ e alguns com público, nomeadamente as eucaristias, a Festa do Traje ou os concertos do Canário e Amigos, dos Sons do Minho, da Orquestra Popular Sopro de Cordas de Outeiro e ainda o Festival de Folclore, seguindo as regras em vigor definidas pela Direção-Geral da Saúde.

Em 2021, a presidência da Comissão de Honra das Festas d’Agonia foi delegada na atriz Melânia Gomes.

Na quarta-feira, em comunicado, e após uma avaliação conjunta do plano de instalação de equipamentos de restauração/’roulottes’ e de equipamentos de diversão no Campo da Agonia, a Câmara, a Comissão de Festas, a VianaFestas e a autoridade local de saúde “decidiram autorizar, com o devido distanciamento e em regime de ‘take away’, a presença dos equipamentos de restauração, garantindo assim todas as medidas de segurança”.

Já a colocação de equipamentos de diversão no Campo da Agonia não é permitida, “uma vez que não estão reunidas as condições necessárias para garantir o distanciamento social”.

“As entidades envolvidas apelam ao sentido de responsabilidade dos utilizadores e dos proprietários desta área e à compreensão para as medidas tomadas”, refere a nota emitida conjuntamente.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts