Kyle Murphy (Rally Cycling) foi o vencedor isolado na chegada a Castelo Branco. O norte americano insistiu quando os companheiros de fuga já não tinham pernas para mais. Insistiu quando o pelotão deu tudo por tudo depois de perceber que dar mais de nove minutos de vantagem não tinha sido a melhor ideia. Insistiu também quando Joni Brandão surpreendeu no último quilómetro e ganhou ligeira vantagem à cabeça do pelotão. Tanta insistência tinha de dar certo e Kyle Murphy terminou vitorioso. “Foi um grande dia, a minha primeira vitória como profissional”, referiu o vencedor da tirada.
O vianense Iúri Leitão (Tavfer-Measindot-Mortágua) ficou no 11º lugar na etapa a 17 segundos do vencedor, já César Fonte (Kelly-Simoldes-UDO), classificou-se em 113º lugar a 0:06:48 do norte americano que venceu a tirada.
Na geral individual Cesar Fonte é 32º classificado a 35 segundos do camisola amarela Rafael Reis (Efapel), Iuri Leitão ocupa a 100ª posição a 0:12:43.
A subida à Torre pela Covilhã
Este fim de semana de tantas emoções ciclísticas começa com um dos dias mais importantes da Volta a Portugal Santander, a sempre fantástica ascensão ao ponto mais alto de Portugal Continental, a Serra da Estrela.
Serão 170,3 quilómetros da Sertã até à Covilhã com o final a acontecer no Alto da Torre, a única subida de categoria especial da corrida. A 3ª etapa tem metas volantes em Oleiros (22,7 quilómetros), Fundão (92,1) e Covilhã (150,1).