Este momento contou com a presença da diretora Regional da Cultura Norte, que deu conta do envolvimento e do ponto de situação do processo de classificação deste santuário, com sendo de interesse nacional.
Com esta cooperação pretende-se valorizar o património, promover o turismo, os produtos locais e o comércio, e contribuir para a criação de emprego e rendimento, bem como para a fixação e atração de pessoas e investimento.
O Santuário de Nossa Senhora da Peneda é um dos maiores santuários Marianos do Minho e da Zona da Galiza e conta já com mais de 800 anos de culto mariano, sendo por isso um local de referência no concelho e de grande atenção por parte do Municipio.
O culto a Nossa Senhora da Peneda remonta a 5 de agosto de 1220, data em que a Nossa Senhora apareceu a uma pastorinha e pediu que “fosse construída uma ermida em sua honra”.
O Templo da Senhora da Peneda, situado na freguesia de Gavieira, datado do século XVIII, é constituído pela igreja que foi terminada em 1875, pelo grande terreiro dos evangelistas e uma escadaria com cerca de 300 metros, em que nas suas laterais existem 20 capelas, com cenas da vida de Cristo.