A autarquia arcoense pretende com este apoio garantir a igualdade de oportunidades de acesso e sucesso escolares aos alunos de famílias com dificuldades económicas.
Ao nível dos Transportes Escolares foi definido um plano que prevê transportes gratuitos para todos os alunos desde o pré-escolar até ao 12º ano e o investimento global previsto é de 657 000euros e o número de alunos estimado é de 836 alunos, distribuídos pelos diferentes níveis de ensino.
Em termos de Ação Social Escolar foi contemplada uma verba de 52 000 euros, para atribuição de auxílios económicos a 1248 alunos arcuenses, sendo 526 alunos do 1º ciclo, 253 alunos do 2º ciclo, alargado este ano também a 469 alunos do 3º ciclo do ensino básico. A Câmara Municipal assegura um apoio direto aos alunos através da oferta e comparticipação no valor total de livro de fichas. Neste apoio estão envolvidas as livrarias sediadas em Arcos de Valdevez, a quem são adquiridos todos os livros de fichas.
A nível de refeições, a Câmara Municipal investirá um valor total de 175 000 euros, destinados à aquisição de refeições destinadas aos alunos dos jardins de infância e do 1º ciclo da EB de Arcos de Valdevez.
Para além disso o Município vai, com uma verba de 56 000,00 euros, contratar docentes para realizar o acompanhamento necessário aos alunos nas Atividades de Enriquecimento Curricular.
A educação é uma prioridade para o Município de Arcos de Valdevez. Neste período inesperado de crise económica e social, o esforço de medidas de apoio à educação e às famílias revela-se crucial, contribuindo para a promoção do sucesso escolar e da igualdade de oportunidades no acesso à educação e da inclusão social.