FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

09 Set 2021

Autárquicas: Luís Nobre propõe transformar antigo Matadouro Municipal em espaço de arte 

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O candidato do Partido Socialista (PS) à Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre,  reafirmou hoje, já depois de ter anunciado a 7 de setembro passado quando apresentou o seu programa eleitoral, que pretende reconverter o edifício do antigo Matadouro Municipal, que  em 2026 completa 100 anos, num espaço para ateliês e residências artísticas. 

“Cumpre o objetivo de fixarmos talento no território e ao mesmo tempo recuperar um  património histórico. Temos uma forte procura por artistas e criativos locais, nacionais e  até internacionais, para os seus processos criativos, para mostrarem os seus trabalhos.  Esta é a solução”, disse Luís Nobre. 

O candidato do PS dedicou o dia de hoje, através de visitas temáticas, à “Cultura com  identidade”, um dos nove eixos estratégicos da proposta eleitoral, que prevê  globalmente 48 medidas para os 48 meses do próximo mandato autárquico. 

A reconversão do edifício do antigo matadouro, que começou a funcionar na cidade em  05 de outubro de 1926 e que foi desativado há cerca de 30 anos, em Ateliers Municipais  e Residências Artísticas, com salas para experimentação e ensaios artísticos, é uma  dessas medidas concretas apresentas pelo candidato no seu programa, com o objetivo  de fixar talentos no território. 

“Precisávamos de um espaço com esta capacidade e as condições necessárias. Ali  poderemos até ter uma área de apresentação de espetáculos e mostras artísticas”,  explicou Luís Nobre, reconhecendo a crescente procura de artistas, para os seus  processos de criação. 

“Viana do Castelo é procurada porque é inspiradora no seu todo, pela paisagem, pelas  gentes, pelas tradições, pela identidade, pela riqueza patrimonial e cultural também. No  passado já foram equacionadas outras soluções, mas esta é de facto uma necessidade.  O espaço é grande e está numa boa localização”, reconheceu. 

Luís Nobre acrescentou que a estratégia, também nesta área, é mais ampla e passa por  impulsionar em Viana do Castelo, no próximo mandato, a criação de polos culturais que  respondam às necessidades das várias áreas artísticas. Nomeadamente, além da  reconversão do edifício do antigo Matadouro Municipal, também a criação de Galeria  Municipal de Arte Contemporânea no Centro Histórico. 

“E temos também o projeto para a criação do Centro Interpretativo do Estuque, iniciando  de seguida a classificação dos ‘Estuques e Estucadores’ como Património Municipal de  Viana do Castelo”, revelou. 

Ainda no eixo da “Cultura com identidade”, outra das 48 medidas para o mandato prevê  a projeção dos principais e emblemáticos eventos culturais do concelho, que vão dos  festivais de Metal e de Música eletrónica, reconhecidos internacionalmente, aos festivais  de música na cidade, ao folclore e às festas, com destaque para a Romaria da Senhora  d’Agonia, conciliando com o lançamento do novo Festival Multitemático “Viana 7 dias 7  Artes”.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts