FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

14 Set 2021

Autárquicas: Três novas unidades de saúde de proximidade vão servir 50.000 utentes do concelho

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O candidato do Partido Socialista (PS) à Câmara de Viana do Castelo, Luís  Nobre, afirmou hoje que a construção de três novas unidades de saúde de  proximidade, uma das suas 48 medidas concretas para o próximo mandato  autárquico, vão servir cerca de 50.000 utentes e resolvem uma necessidade real  das populações. 

“Resultam de um protocolo entre o Município, responsável pela execução da  empreitada, e a ULSAM, que elabora os projetos, mas são mais do que  promessas eleitorais. Estamos já a avançar, porque o nosso trabalho não  começou nesta campanha eleitoral. Identificamos esta necessidade e chegamos  a uma forma de a resolver”, afirmou Luís Nobre. 

O candidato, que dedicou parte do dia de hoje ao eixo “Saúde mais próxima”,  um dos nove identificados no programa eleitoral, que contém 48 medidas  concretas para os 48 meses do próximo mandato autárquico, explicou que a  nova Unidade de Saúde da Meadela representará um investimento de dois  milhões de euros e vai servir cerca de 40.000 utentes. Outras duas unidades de  saúde estão previstas para a freguesia de Alvarães e Litoral Norte (servindo  Areosa, Carreço e Afife), num investimento de 1,5 milhão de euros, abrangendo  mais cerca de 10.000 utentes. 

“Uma das lições da pandemia é termos a prestação de cuidados de saúde mais  perto das pessoas, daí a prioridade que daremos a este projeto já nos próximos  meses”, garantiu o candidato e atual vereador no Câmara de Viana do Castelo. O município participa nestas empreitadas garantindo a componente nacional das  respetivas candidaturas a fundos comunitários, com a disponibilização de  terrenos e assegurando os arranjos exteriores. 

“Estas novas unidades de saúde vão possibilitar ampliar a prestação de cuidados  de saúde, permitindo à ULSAM introduzir novas valências, garantir que sejam  assegurados todos os dias, com horários alargados e as melhores condições  possíveis para os utentes. Será um ganho extraordinário para as populações já  no próximo mandato”, destacou Luís Nobre. 

Enquanto candidato, Luís Nobre reuniu-se em 06 de setembro, no Hospital de  Santa Luzia, com a administração da ULSAM, naquela que foi a sua primeira  ação de campanha no terreno. “Foi simbólica porque, mais do que apenas  política, a hora é de homenagear os nossos profissionais de saúde pelo  destacado papel que tiveram na pandemia. Não podemos deixar de utilizar cada  oportunidade para o reconhecer”, disse na altura.

Luís Nobre defendeu que o tempo é também “de desenhar o futuro de uma  relação entre o poder municipal e o setor público da saúde”, que quer “cada vez  mais reforçada, já no próximo mandato autárquico”. 

“Deixamos à administração da ULSAM e aos seus profissionais o compromisso  de acompanhar a instituição no processo de requalificação, ampliação e  incorporação de novas valências. Mas também a garantia de reforçar a  cooperação em todos os projetos da ULSAM voltados para a comunidade,  porque somos o mesmo território”, afirmou. 

Assim, outra das propostas concretas da lista do PS, liderada por Luís Nobre,  para a área da saúde, e que integra o programa de 48 medidas para o próximo  mandato, é a qualificação das instalações e dos equipamentos de saúde  existentes no concelho, para os adaptar aos novos modelos de prestação de  cuidados de saúde, assegurando melhores condições de acessibilidade,  qualidade, conforto e segurança para utentes e profissionais. Inclui, em  articulação com a ULSAM, um programa para requalificação e ampliação do  Hospital Distrital. 

Também avançará a definição e implementação de uma estratégia municipal de  saúde, com destaque para a temática da saúde mental, que garanta a criação  de respostas residenciais na comunidade, assim como um programa de apoio  ao cuidador informal.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts