FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

21 Set 2021

Filme gravado em Viana do Castelo chega aos cinemas a 14 de outubro (VIDEO)

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Sombra, filme gravado em Viana do Castelo, com o apoio da RTP, a segunda longa-metragem do realizador Bruno Gascon, estreia nos cinemas portugueses no dia 14 de outubro.

Inspirado em histórias verídicas de desaparecimento de crianças, Sombra segue a história de Isabel – protagonizada por Ana Moreira – uma mãe que, apesar de todos os obstáculos, não aceita desistir de lutar para encontrar o seu filho de 11 anos, desaparecido misteriosamente em 1998. Para escrever o guião, Gascon conversou com mães que atravessam esta situação, que se encontram em dúvida permanente, como é o caso de Filomena Teixeira, mãe de Rui Pedro.

Sombra conta também no elenco com nomes como Miguel Borges, Vítor Norte, Ana Bustorff, Lúcia Moniz, Joana Ribeiro, Ana Cristina Oliveira, Tomás Alves e com a participação especial de Sara Sampaio, entre outros. Uma verdadeira história de amor, força e coragem, sobre uma mãe que não desiste de procurar o seu filho, que chega aos cinemas a partir de 14 de outubro.

Sombra que tem tido uma excelente receção a nível internacional viu anunciada a sua seleção num dos maiores festivais indies da atualidade realizado no Reino Unido, o Raindance Film Festival. Bruno Gascon encontra-se entre os três nomeados ao Prémio de Melhor Realizador, já a protagonista de Sombra, a atriz Ana Moreira encontra-se nomeada ao prémio de Melhor Performance lado a lado com outra das atrizes do filme Sombra, Lúcia Moniz (pelo filme Listen) e de Sir Michael Caine (pelo filme Best Sellers).

O fundador do festival Elliot Grove afirma que a seleção deste ano apresenta “cineastas independentes que conseguem contar as histórias mais originais e individuais, usando o filme como meio para mostrar todas as facetas do mundo complexo em que vivemos”.

Sombra tem vindo a ser apresentado com sucesso em diversos territórios. Em abril passado, o filme teve a sua estreia mundial na competição do Festival de Cinema de Barcelona – Sant Jordi, onde foi distinguido com o prémio de melhor obra e o galardão ‘Filme- História’ destinado ao ‘melhor filme, pelos seus valores históricos’. Em junho, integrou a secção “Spectrum: Alternatives”, da 24.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Xangai e apresentou-se no Festival de Cinema Ischia em Itália tendo sido selecionado também para a secção Panorama do Mastercard Off Camera na Polónia e para o festival de cinema francês Les Reflets du Cinéma Ibérique et Latino-Américain.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts