FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

15 Set 2021

Luís Nobre garante que “Município vai apoiar instituições para ter mais 275 vagas nas creches”

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O candidato do Partido Socialista (PS) à Câmara de Viana do Castelo, Luís  Nobre, assumiu hoje o compromisso de trabalhar com as instituições locais para  aumentar em 25% a capacidade instalada nas creches do concelho, equivalente  a pelo menos mais 275 vagas no primeiro ano de mandato. 

“As IPSS são os nossos parceiros no território e é com elas que vamos trabalhar  neste processo, mas noutras áreas também. E vamos garantir condições para  reforçarem a capacidade instalada nas creches, queremos mais 25% de vagas  já no próximo ano”, afirmou Luís Nobre, à margem de visitas e ações no terreno  dedicadas hoje ao eixo “Criar oportunidades, garantir a coesão”, um dos nove  definidos pela candidatura do PS à Câmara de Viana do Castelo. 

“Este é um programa com 48 medidas concretas para os 48 meses de mandato. Aumentar as vagas é prioritário porque durante os meses em que estivemos a  recolher contributos para este programa reforçamos a convicção de que essa é  uma necessidade real”, destacou o candidato e atual vereador no executivo  municipal. 

De acordo com dados das IPSS, o concelho tem 1.110 vagas preenchidas e a  lista de espera equivale em geral ao dobro das vagas disponíveis todos os anos,  sendo a maior necessidade sentida nas freguesias próximas das zonas  industriais. 

“Temos várias IPSS com vagas disponíveis, mas não comparticipadas pela  Segurança Social e a nossa ideia é criar um programa para apoiar as famílias  assegurando o custo destas vagas”, explicou ainda o candidato. 

Luís Nobre afirma que este será um apoio claro às famílias, que precisam de  soluções de retaguarda num concelho de pleno emprego: “Alvarães e Lanheses  podem ser as primeiras freguesias a acolher o projeto de aumento de  capacidade, pela capacidade e disponibilidade das IPSS instaladas e pela  proximidade às zonas industriais”. 

Outra das medidas para o próximo mandato autárquico assenta na criação de  um programa de incentivo à natalidade e de uma estratégia para aumentar a  capacidade destas creches ao nível das infraestruturas. 

“Não nos vamos substituir ao papel de outras instituições, apenas queremos  facilitar a vida dos casais jovens que se querem fixar no território. Estamos a  falar de uma estratégia integrada onde as pessoas ocupam posição central que  passa pelo emprego, habitação, saúde e pela coesão. Ou seja, condições para  que as pessoas vivam bem no nosso concelho”, disse ainda Luís Nobre.

O candidato acrescentou que a Câmara Municipal vai assumir as condições  necessárias para que os parceiros sociais, no terreno, promovam o aumento da  oferta, incluindo a consolidação da rede de respostas e valências  intergeracionais, da infância à terceira idade. 

Assim, entre as propostas concretas que integram o programa eleitoral de 48  medidas para o próximo mandato está ainda o apoio ao aumento da capacidade  também nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, Centros de Dia e/ou  Centros de Convívio e Serviço de Apoio Domiciliário. 

Sobre esse investimento nas estruturas residenciais, a Câmara, liderada pelo  PS, está já a assegurar a comparticipação nacional de uma candidatura de três  milhões de euros para o aumento de capacidade em sete IPSS do concelho.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts