FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

03 Set 2021

Viana do Castelo propõe ao Ministro da Administração Interna a construção de novo posto da GNR em Lanheses

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O executivo municipal de Viana do Castelo propôs ao Ministro da Administração Interna a construção de um novo posto da Guarda Nacional Republicana em Lanheses. Depois de auscultado o Presidente da Junta de Freguesia de Lanheses e o Comandante Territorial da GNR de Viana do Castelo, e atendendo à área de intervenção e às missões que estão atribuídas a este posto e que abrangem onze freguesias, o executivo entende que as atuais instalações operacionais já não dão resposta aos desafios atuais e futuros que estão sob a alçada da GNR.

Assim, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo informou o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que o Município disponibiliza, para este fim, o terreno necessário para a instalação do novo equipamento, bem como uma comparticipação financeira de 50% para a construção, por entender que a segurança de pessoas e bens é um imperativo.

Esta proposta, que foi hoje enviada para o MAI, resultou também de uma boa experiência de colaboração entre o Município e o Ministério da Administração Interna quando foi promovida a construção do novo posto da GNR na freguesia de Barroselas.

“O Município de Viana do Castelo considera essencial assegurar e promover a segurança interna das populações, bem como apoiar as boas condições de funcionamento e operacionalidade do Posto Territorial da GNR em Lanheses, atendendo a que as atuais instalações são precárias e já não asseguram as melhores condições operacionais e logísticas para as missões da GNR”, lê-se na proposta de protocolo de colaboração ontem aprovada em reunião ordinária do executivo.

Por isso, “o executivo municipal propõe ao Ministério da Administração Interna e ao Comando Nacional da GNR a celebração de um Protocolo de Colaboração Técnico Financeiro para a construção do novo Posto Territorial da GNR em Lanheses, disponibilizando o Município de Viana do Castelo para o efeito o terreno necessário ao equipamento, em regime de direito de superfície, e a colaboração financeira de 50% dos custos da construção do equipamento e a execução total dos arranjos exteriores”.

O Posto Territorial da GNR de Lanheses abrange as freguesias de Lanheses, União de Freguesias de Geraz do Lima, União de Freguesias de Torre e Vila Mou, União de Freguesias de Nogueira, Meixedo e Vilar de Murteda e Freguesia da Montaria, com uma área aproximada de 102,14 km2 e 7.130 habitantes de acordo com os Censos de 2011.

O Posto Territorial da GNR de Lanheses entre 2018 e 2020 teve um número de efetivos de 14 unidades, entre guardas, cabos e sargentos e um número de 3 viaturas de apoio operacional. As ações e missões deste Posto vão desde o patrulhamento, prevenção e combate à criminalidade contra as pessoas, contra o património, contra a sociedade e contra o Estado, prevenção rodoviária e vigilância florestal.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts