Para a edição de 2021, propõe-se um ciclo durante o qual serão exibidos uma curta-metragem e um filme, seguindo-se um debate-colóquio com a participação dos respetivos realizadores ou outros intervenientes representantes das instituições organizadoras.
Os objetivos da terceira edição são dar visibilidade à realidade portuguesa e galega, oferecendo uma visão positiva e vanguardista dos produtos culturais que se estão a desenvolver no panorama atual, a partir de uma seleção de produções com impacto na sociedade portuguesa e galega.
A promoção da reflexão sobre temas sociais, tomando como referência a mulher e o seu papel nas crises e no património, sendo este o instrumento de coesão social e até de apoio emocional e de desenvolvimento económico em áreas demograficamente deprimidas.
O evento conta a a organização do Consello da Cultura Galega, da Universidade do Minho: Vice-reitoria da Cultura e Sociedade e do Centro de Estudos Galegos, Município de Arcos de Valdevez, Secretaría Xeral de Política Lingüística da Xunta de Galicia, Comissão Temática de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa dos Observadores Consultivos da CPLP e do Museo do Pobo Galego
PROGRAMA
14 de outubro, 21h30
– Inauguração da exposição “ONS SOA”
– Filme “Nación” (2020, 92min), de Margarita Ledo
– Curta “Mulheres em quarentena” (2020, 20min), de Bárbara Tavares
– Mediadores do debate: José Gabriel Andrade e Sara Traba
15 de outubro, 21h30
– Filme “Das arquiteturas tradicionais” (2020, 50min), de Carlos Eduardo Viana
– Curta “Ganas” (2020, 16min), de Maria da Fonseca & Rafaela Gomes
– Mediadores do debate: Rebeca Blanco-Rotea e Fernanda Magalhães
16 de outubro, 21h30
– Filme “Ons” (2020, 87min), de Alfonso Zarauza
– Curta “Lume na auga” (2015, 39 min), de Ana Lois
– Mediadores do debate: Alexandra Esteves e Noemí Basanta