FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

22 Out 2021

Caminha: Centro de Walking & Cycling está a ‘nascer’ na Serra d’Arga

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Câmara Municipal de Caminha está a executar o projeto “Aldeias do Alto Minho Walking & Cycling”, um projeto transversal aos concelhos que integram a CIM Alto Minho. Até ao final do ano, o Centro de Interpretação da Serra d’Arga – CISA – contará com uma nova valência, o Centro de Walking & Cycling.

No concelho de Caminha, o investimento ultrapassa os 90 mil euros e engloba a requalificação do edifício de apoio ao CISA para a promoção do cicloturismo e pedestrianismo; a definição e marcação de percursos cicláveis e a instalação de Bike Stations (estações de serviço de BTT) e pontos de carregamento de bicicletas nas freguesias de Arga de Baixo, Dem e Orbacém. É de salientar que a Bike Station e o ponto de carregamento de bicicletas instalados no CISA, em Arga de Baixo, já estão em funcionamento.

Esta candidatura “Aldeias do Alto Minho Walking & Cycling” visa a qualificação turística de um conjunto de Aldeias do Alto Minho que se distribuem no território, permitindo, articulando com a demais oferta, reforçar o apoio à visita turística itinerante. Tem ainda como objetivo a estruturação da oferta direcionada para o segmento do pedestrianismo, cicloturismo contribuindo para o posicionamento do Alto Minho como um dos principais destinos de turismo de natureza e turismo desportivo.

Assim, foi requalificado o anexo agrícola do edifício do CISA, de modo a transformá-lo num edifício de apoio para a atividade de walking & cycling. Este edifício foi alvo de uma intervenção de fundo, no que respeita às paredes, caixilharia, cobertura, piso, bem como foi restaurado o forno lá existente. O objetivo é valorizar a zona de lazer envolvente ao CISA

Está na fase final o estudo para a implementação e sinalização de rede de percursos cicláveis de diferentes graus de dificuldade.

Estão a ser requalificados os percursos pedestres da Serra d’Arga, designadamente o Trilho da Chã da Franqueira e Trilho do cabeço do Meio Dia. Dos trabalhos fazem parte a remarcação dos percursos e colocação de nova sinalética.

Este projeto de valorização da Serra d’Arga ainda inclui a instalação de Bike Stations e carregadores de bicicletas em Arga de Baixo, Dem e Orbacém.  As Bike Stations disponibilizarão os serviços necessários para a manutenção das bicicletas (serviços de lavagem, enchimento de pneus, ferramentas para reparação) e um ponto de água para consumo humano. As Bike Stations estão a ser colocadas no CISA e, Arga de Baixo; na Rua de São Gonçalo na EM 526 em Dem e junto ao Edifício da Junta de Freguesia de Orbacém. No CISA, a estação de manutenção de BTT e o ponto de carregamento de bicicletas já estão a funcionar em pleno.

A operação “Aldeias do Alto Minho – Walking & Cycling”, no âmbito do programa Valorizar – Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, é cofinanciada pelo Turismo de Portugal.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts