FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

20 Out 2021

Concurso “Coca de Monção`21” inaugura exposição com 40 trabalhos

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A secular festividade “Corpo de Deus – Coca de Monção” é um dos acontecimentos mais relevantes do calendário cultural do concelho de Monção, tratando-se de uma celebração secular com caraterísticas muito próprias, onde o sagrado e o profano se cruzam. A cerimónia de entrega de prémios e inauguração da exposição, com apresentação de 40 trabalhos selecionados, realiza-se este sábado, 23 de outubro, pelas 16h00, no Museu Monção & Memórias.

Esta festividade, que valoriza a etnografia popular e afirma a identidade coletiva do povo e do território monçanense, os momentos mais relevantes são a procissão solene do Corpo de Deus e a peleja ancestral entre o Cavaleiro S. Jorge, que simboliza o bem,, e o Dragão Coca, simbolizando o mal, vai decorrer este sábado, 23 de outubro, às 16h00, no Museu Monção & Memórias, localizado no centro histórico.

Inspirando na “Sardinha das Festas de Lisboa”, a autarquia lançou o concurso “Coca de Monção`21”, procurando estimular a participação do público, com o objetivo de reforçar, ainda mais, a iconicidade da Coca de Monção, o dragão mítico monçanense.

Vai realizar-se uma cerimónia para a entrega de prémios, seguindo-se a inauguração da exposição, inserida na programação do “Mês do Cordeiro à Moda de Monção”, que resulta na seleção de 40 trabalhos de autores de várias localidades de Portugal e Espanha, onde são abordadas diferentes formas de interpretação da emblemática figura da Coca, através de múltiplos olhares sobre o mítico dragão monçanense, um dos principais legados da cultura local.

O concurso, apadrinhado pelo artista Bordalo II, contou com o apoio institucional da Caixa de Crédito Agrícola do Noroeste. O júri de premiação foi constituído por David Santos – Noiserv (músico), Afonso Cruz (escritor e artista multidisciplinar), Acácio Viegas (artista visual contemporâneo), Chelo Matesanz (artista e professora) e Sónia Borges (ilustradora).

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts