FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

15 Out 2021

Restaurantes destacam “Foda à Monção” nos dois últimos fins de semana do mês

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O concelho de Monção oferece um vasto cardápio de paladar caseiro e "gostoso" que compreende, entre outros o “Cordeiro à Moda de Monção”, popularmente conhecido como “Foda à Monção”, um prato apreciado e reconhecido como uma das “7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal”. Uma receita só de Monção para degustar nos fins de semana de 23 e 24 e 30 e 31 deste mês.

 

 

 

 

 

 

 

 

Classificada como “Património Nacional”, a gastronomia surge como um marco diferenciador da herança cultural. Falar de sabores tradicionais é viajar pelos aromas de pratos saborosos, confecionados com saber e minúcia, que se adaptam às estações do ano e aos produtos que a natureza oferece.

Fruto da sua história e tradição, o Município de Monção promove o “Mês do Cordeiro à Moda de Monção” em conjunto com vários restaurantes do concelho certificados para a confeção deste prato, nos fins de semana 23 e 24 e 30 e 31 do mês de outubro.

A iniciativa, pretende destacar o sabor único deste prato com tradição local, bem como proporcionar este “manjar” do roteiro gastronómico monçanense. Na mesa, será acompanhado por um vinho Alvarinho aromático e pelas Roscas de Monção, doce local eleito como uma das 7 maravilhas da doçaria nacional.

O “Cordeiro à Moda de Monção” foi um dos pratos eleitos no concurso “7 Maravilhas à Mesa de Portugal”, realizado em 2018. A candidatura do Município de Monção também envolveu o vinho Alvarinho e aguardente velha do Palácio da Brejoeira, património local simbolizado pelo Palácio da Brejoeira, incluindo a sua adega, a componente museológica representada pelo Museu Alvarinho e um evento de afirmação territorial, a Feira do Alvarinho.

O “Cordeiro à Moda de Monção” é confecionado de forma tradicional, em alguidar de barro e levado ao forno de lenha e tem uma preparação superior a 24 horas.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts