Miguel Alves, voltou a ser nomeado como Presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil de Viana do Castelo, cargo que já tinha desempenhado, tendo tido um papel de destaque na prevenção e combate a incêndios florestais e na articulação da resposta à pandemia no Alto Minho.
A escolha foi dos Presidentes de Câmara Municipal eleitos no passado dia 26 de setembro e que têm assento no âmbito da CIM Alto Minho. Com o autarca de Caminha, seguem para a mesma Comissão os Presidentes das Câmaras Municipais de Monção, António Barbosa e de Ponte da Barca, Augusto Marinho.
Compete à Comissão acompanhar as políticas ligadas ao sistema de proteção civil, promover o acionamento dos Planos Distritais de emergência sempre que se justifique e diligenciar pela realização de exercícios, simulacros ou treinos operacionais que contribuam para a eficácia de todos os serviços em ações de proteção civil.
Ao Presidente da Comissão Distrital de Viana do Castelo, competirá coordenar toda esta ação e articular todos os agentes no terreno. Miguel Alves tem 46 anos e iniciou agora o seu terceiro e último mandato como Presidente da Câmara Municipal de Caminha.
Formado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Miguel Alves exerceu advocacia e trabalho no setor privado e foi também Adjunto do atual Primeiro-Ministro António Costa no Ministério da Administração Interna e na Câmara Municipal de Lisboa. Neste momento, Miguel Alves é também Presidente do Conselho Regional do Norte e na primeira reunião do Conselho Intermunicipal do Alto Minho deste mandato, foi também nomeado como representante da instituição junto da Comunidade Portuária de Viana do Castelo.