FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

26 Out 2021

Município garante certificação nacional da “Torta de Viana” enquanto referência da doçaria tradicional do concelho

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O Município de Viana do Castelo garantiu a certificação da “Torta de Viana”, num processo que teve como objetivos preservar e promover este doce e a receita deste produto tradicional vianense, gerando confiança no consumidor.

A certificação representou um investimento realizado no âmbito de uma Candidatura das Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, do Ave e do Cávado, no contexto da atribuição do Galardão da Região Europeia da Gastronomia ao Minho, e surgiu da necessidade de preservar a receita tradicional. A certificação incluiu a elaboração de um caderno de especificações e ações de capacitação e de acompanhamento às pastelarias aderentes ao processo de certificação.

A “Torta de Viana – Receita Tradicional de Viana do Castelo” é também, agora, uma marca nacional registada pelo INPI – Instituto Nacional da Propriedade Intelectual, sendo o Município de Viana do Castelo a entidade detentora da marca. 

A Certificação da “Torta de Viana” surgiu da necessidade de preservar a receita tradicional de um doce que tem associado a si o nome de Viana do Castelo, identificando as suas caraterísticas, de modo a valorizar e promover este produto endógeno e ao mesmo tempo permitir diferenciar a “Torta de Viana”, dando a garantia e confiança ao consumidor que está a consumir um produto local com qualidade reconhecida, com a receita original que existe desde o século XVI. A marca está, assim, registada e protegida com o número de registo 667701, e é composta por um logótipo, símbolo e a respetiva assinatura.

A receita da Torta de Viana terá sido oriunda do Convento de Santa Ana de Viana do Castelo, em 1505. As primeiras freiras eram Clarissas e teriam vindo do Mosteiro de Vila do Conde onde já eram renomadas artistas doceiras. Esta torta era um doce importante, apenas preparado para ocasiões especiais, também conhecido com “Torta Real”.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts