São 200 os jovens do Alto Minho, entre os 10 e os 12 anos, que depois de terem sido alvo de ações de capacitação, liderado pelo cantador Augusto Canário, vão agora mostrar aquilo que aprenderam, sobre um dos ícones do património cultural imaterial da região. Assim, entre 10 de outubro e 21 de novembro, consagrados repentistas vão contracenar com os novos talentos captados por este projeto, denominado “De Repente, Canta a Gente”.
O primeiro concerto vai realizar-se este domingo às 16h00 no auditório da Casa da Cultura de Melgaço. Em palco vão estar os veteranos bem conhecidos do público Augusto Canário, Armando Ferreira e Arnaldo Fundinho para partilhar o palco com alguns daqueles que serão o futuro da Desgarrada.
Os jovens serão desafiados a cantar quadras soltas sobre os quais os “cantadores profissionais” vão improvisar.
A iniciativa consiste no programa de captação de talentos que pretende divulgar e ensinar aos jovens da região esta forma de canto tradicional, que é promovida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e cofinanciado pelo Norte 2020 – Programa Operacional Regional do Norte, através do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).
Esta ação vai envolver os concelhos de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.
No último mês e para terminar esta atividade, Centro Cultural de Viana do Castelo vai ser palco de uma conferência e um concerto final, ambos no que reunirão um conjunto alargado de cantadores e especialistas em repentismo oriundos de várias regiões do país, que serão desafiados a cantar quadras soltas.
Esta iniciativa teve início em dezembro de 2020 e foram mais de 400 jovens do Alto Minho, na sua maioria alunos do 5º e do 6º ano de escolaridade, que participaram nestas ações de capacitação. Desses, cerca de 200 estudantes permaneceram envolvidos na produção de quadras e que, agora, nesta série de concerto finais, pretendem mostrar o que valem na Desgarrada.