FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

12 Out 2021

“Noite dos Medos” volta a assombrar Melgaço

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A “Noite dos Medos” está de regresso ao Município de Melgaço: no dia 30 de outubro a vila volta a vestir-se a rigor para celebrar a 5ª edição do evento. Este ano a autarquia inclui no programa iniciativas sob a temática do Cinema, promovidas pelo Museu de Cinema de Melgaço – Jean Loup Passek, e associa-se ao programa Motelx on Tour 2021 (promovido pelo Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa). 

Uma exposição de cartazes de filmes da coleção Jean Loup Passek, patente na Casa da Cultura de 30 de outubro a 30 de novembro, com o tema “O medo na 7ª arte”; sessões de cinema com o mestre do suspense Alfred Hitchcock, no Museu de Cinema de Melgaço, de 30 de outubro a 30 de novembro (de terça a domingo, programa próprio); e MotelX on Tour 2021 – Cinema de Terror na Casa da Cultura – uma sessão para crianças e uma sessão para a comunidade escolar do 1º ciclo (programa próprio), são as ações que pretendem promover o Cinema nesta edição da Noite dos Medos.

Também o Concurso dos Medos se apresenta com uma novidade: nesta edição os trabalhos a concurso serão exibidos num novo palco, nomeadamente no exterior da Casa da Cultura, na Rua Capitão Salgueiro Maia.

A exposição “Assombrações”, uma mostra composta por esculturas do artista Moncho Rogriguez e inspirada nos medos humanos, é também uma novidade para esta edição do evento. Estará patente de 22 de outubro a 2 de novembro, nos espaços afetos ao evento, designadamente na Casa da Cultura, na Rua Capitão Salgueiro Maia e no Castelo de Melgaço.

Os “Medos” chegam no dia 29 de outubro: animadores itinerantes vão espalhar o terror pelas ruas da vila de Melgaço, durante o período da tarde e noite. A população e turistas são convidados a vestir-se a preceito e assim a participar no evento, sempre seguindo as medidas de segurança emanadas pela Direção Geral da Saúde.

O concurso, organizado pela Associação Empresarial Minho Fronteiriço e em colaboração com o Município de Melgaço, pretende premiar os trabalhos mais criativos desenvolvidos para o evento “Noite dos Medos”. Estimular o espírito crítico e imaginativo, envolvendo toda a comunidade e as entidades do concelho. Este ano, a organização desafia à caracterização subordinada ao tema “Urna” e os trabalhos deverão distinguir-se pela reutilização de materiais.

Todos podem participar em nome individual ou como entidade (Comércios, Associações, Empresas, Comunidades Escolares, Instituições Particulares de Solidariedade Social ou Juntas de Freguesia), do concelho de Melgaço, com exceção de propostas de outros concelhos que a organização considere que se enquadram no âmbito deste concurso e que representem um valor acrescentado para o evento.

São admitidas candidaturas para três categorias diferentes, categoria escola, exclusivamente para a comunidade escolar, categoria individual, , exclusivamente para maiores de 18 anos e apenas um elemento e a categoria grupo, com um mínimo de quatro elementos.

Os interessados em participar deverão preencher e entregar a respetiva Ficha de Inscrição até ao dia 22 de outubro, na Casa da Cultura ou via e-mail pmeleiro@cm-melgaco.pt.

Prémios:

Categoria Escola:

1º Prémio: Troféu de 1º classificado

2º Prémio: Troféu de 2º classificado

3º Prémio: Troféu de 3º classificado

Categoria Individual:

1º Prémio: 100,00€

2º Prémio: uma caixa de vinho Alvarinho

3º Prémio: circuito de banhos com massagem, no Centro de Estágios de Melgaço (SPA)

Categoria Grupo:

1º Prémio: 500,00€

2º Prémio: cabaz de produtos locais

3º Prémio: uma caixa de espumante Alvarinho

Serão ainda atribuídas menções honrosas aos trabalhos que o júri considere merecedores desta distinção.

O evento surge da necessidade de proporcionar animação em épocas baixas, e, simultaneamente, criar condições para a divulgação de crenças e contos, relacionados com a temática do “oculto”, que fazem parte da cultura da comunidade de Melgaço.

 

Últimas Noticias

Últimos Podcasts