FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

18 Out 2021

Politécnico de Viana do Castelo promove Webinar Internacional sobre metodologia de formação desportiva

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O Mestrado em Treino Desportivo da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) promove 1.º Webinar Internacional com especialistas portugueses, brasileiros e chileno.

No âmbito do mestrado em Treino Desportivo da Escola Superior de Desporto e Lazer  do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, para este primeiro semestre foi promovido 1.º Webinar Internacional sobre Metodologia de Formação Desportiva, que conta com a participação de convidados de craveira nacional e internacional, em aulas abertas sobre Metodologia de Formação Desportiva para “dotar os alunos e formandos de maiores conhecimentos sobre tópicos essenciais na área da metodologia do treino”, justificou o professor Filipe Clemente, destacando o facto destes conteúdos serem disponibilizados gratuitamente a todos aqueles que quiserem assistir.

 As aulas são online às terças-feiras, a partir das 11 horas, estando a primeira aula marcada para o dia 19 de outubro com Henrique Castro, que vai abordar a temática sobre a “Tomada de decisão no desporto”. “Já temos a lista de todos os convidados e está tudo planeado, por isso, nas terças-feiras em que há aulas do mestrado acontece uma aula aberta com um convidado”, referiu o docente, evidenciando o profissionalismo dos convidados portugueses, brasileiros e chileno. “O foco é ter sempre convidados com capacidade académica e profissional, sendo que muitos deles são doutorados e professores universitários”, frisou Filipe Clemente.

Para além de dotar os alunos e formandos de conhecimentos mais profundos sobre tópicos essenciais na área de metodologia do treino, Filipe Clemente destacou a importância de disponibilizar todo o conteúdo para a comunidade. “Estamos a estender o serviço à comunidade, formando gratuitamente treinadores e outros profissionais interessados com conteúdos que são muito recentes e bem ministrados”, assegurou o professor, admitindo que será “uma mais-valia para todos”.

As temáticas andarão sempre à volta da metodologia do treino, passando pelo desenvolvimento das qualidades físicas, análise de jogo, tomada de decisão e também por áreas que afetam diretamente o desempenho do atleta.

Ainda este mês, no dia 26 de outubro, também às 11 horas, Gibson Praça vai falar sobre “Observação e análise de jogo”. Para o mês de novembro estão agendadas quatro aulas abertas. No dia 2 de novembro, com Rodrigo Aquino que vai falar sobre “Jogos Reduzidos e Condicionados”, seguindo-se no dia 9 de novembro, a aula aberta com o português Hugo Sarmento, que vai abordar a temática “Seleção de talentos desportivos”. “O treinador pessoal no apoio ao rendimento” será o tema desenvolvido por Tomás Mota no dia 16 de novembro.  O mês de novembro termina com outra aula aberta, no dia 23, com a participação de Sérgio Querido, que vai falar da importância do “Cientista do desporto no apoio ao rendimento”. O mês de dezembro, vai ser marcado com a presença de R. Ramirez-Campillo que vai dar a aula, no dia 14, sobre “Plyometric training for sports”. Por último, no dia 11 de janeiro, Fábio Nakamura vai falar sobre “Treino intervalado de alta-intensidade”.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts