Manoel Batista, com 56 anos, reeleito nas eleições autárquicas de 26 de setembro, para um último mandato como presidente da Câmara de Melgaço, sucede ao socialista José Maria Costa, ex-presidente da Câmara de Viana do Castelo.
O PS mantém-se à frente da Câmara de Viana do Castelo, mas mudou de presidente devido à lei de limitação de mandatos. Luís Nobre, com 50 anos, tornou-se assim o novo presidente da Câmara da capital do Alto Minho.
A fonte da estrutura que agrega os dez concelhos do distrito de Viana do Castelo, adiantou que o novo presidente da Câmara de Ponte de Lima, Vasco Ferraz (CDS-PP), foi eleito como um dos dois vice-presidentes da CIM do Alto Minho.
O CDS-PP, que é poder naquele concelho do distrito de Viana do Castelo desde o 25 de Abril, manteve-se à frente da Câmara, mas mudou de presidente.
Victor Mendes, de 58 anos, não pôde concorrer novamente à presidência por ter atingido o limite de mandatos (três consecutivos), tendo passado o testemunho a Vasco Ferraz, com 41 anos.
O segundo vice-presidente da associação de município hoje eleito é o social-democrata que lidera a Câmara de Ponte da Barca. Augusto Marinho assumirá o cargo durante dois anos, sendo que nos últimos dois do presente mandato será ocupado pelo presidente da Câmara de Monção, também do PSD, António Barbosa.
A eleição do presidente e vice-presidentes ocorreu na tarde de hoje, após a instalação do Conselho Intermunicipal da CIM Alto Minho.
Com sede instalada no edifício Villa Moraes, em Ponte de Lima, a CIM do Alto Minho foi constituída em outubro de 2008 e engloba os municípios que correspondem à Unidade Territorial Estatística de Nível (NUT) III do Minho-Lima.
Integram a associação os concelhos de Arcos de Valdevez (PSD), Caminha (PS), Paredes de Coura (PS), Ponte de Lima (CDS-PP), Valença (PS), Viana do Castelo (PS), Vila Nova de Cerveira (PS), Ponte da Barca (PSD), Monção (PSD) e Melgaço (PS).