Conceição Gonçalves, Presidente da Mesa de Assembleia Geral abriu a sessão, com respetivos dirigentes do Sindicato e por Luís Rijo em representação da União de Sindicatos Independentes (USI) que por sua vez, apadrinhou a cerimónia.
Foi apresentada a estrutura sindical que deu um lamiré sobre o “modus operandi” e linhas gerais de ação da organização, que pretende potenciar o aproveitamento de trocas recíprocas de conhecimentos, de experiências vivenciadas, tendo como finalidade melhorar as condições laborais e pessoais dos trabalhadores, quer a nível central, regional ou local, valorizando o capital humano.
Luís Rijo elogiou o novo sindicato, SISTERP, por em tão curto espaço de tempo, com o empenho e dedicação dos seus impulsionadores e atuais dirigentes, estar a ser uma lufada de ar fresco no mundo do sindicalismo livre, democrático, autónomo e independente, manifestou todo o apoio da USI, que ali representava. Expressou a certeza de que o SISTERP irá ter um futuro de sucesso, onde os trabalhadores vão poder contar com uma organização lutadora pelos seus interesses.