O evento faz parte da programação da mostra anual da Cultura Portugal em Espanha, que se realiza até ao fim do ano com o lema “Tempo de Cultura”, depois das restrições impostas a partir de março de 2020 pela pandemia de covid-19.
De acordo com o programa, o Festival Internacional de Fado de Madrid vai dedicar a sua 11.ª edição a prestar homenagem a Lisboa, “o verdadeiro epicentro cultural da vida do fado”.
Todo o programa vai girar em torno da figura da capital portuguesa “como farol do género Luso por excelência”.
Na manhã de domingo haverá uma conferência sobre a relação da cidade de Lisboa com o fado dada por Maria de Lurdes Vale (diretora do Turismo de Portugal em Espanha) e Ivan Dias (produtor e realizador de cinema).
Os espetáculos de fado propriamente serão precedidos por dois filmes emblemáticos deste tipo de música: “Lisbon Story”, de Wim Wenders, e “Carlos do Carmo – Um homem no mundo”, por Ivan Dias.
A primeira a subir ao palco no Teatro Real de Madrid será Teresinha Landeiro, às 17:30 (menos uma hora em Lisboa), seguida por Camané e Mário Laginha, às 19:00, e, finalmente, Carminho, às 21:30.