FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Eduarda Alves 26 Out 2021

Valença: Está de regresso a Feira dos Santos em Cerdal

A “mãe de todas as feiras”, a Feira Romaria dos Santos de Cerdal está de volta a Valença, de 31 de outubro a 2 de novembro. Após paragem, devido à pandemia Covid-19, está de volta com mais de 400 tendas. A Feira dos Santos é um evento de outono por excelência na Euro região Galiza-Norte de Portugal, que recebe portugueses e espanhóis em perfeita comunhão, numa tradição comum secular.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

A Feira dos Santos é um evento com séculos de história e tradição, que troca o conjunto de saberes, tradições e rituais, que são organizados no decorrer do ano, para que se preserve esta tradição junto das gerações futuras.

O vestuário, as louças, o calçado, as tasquinhas, o gado bovino, caprino e ovino, os produtos do campo, as maquinarias agrícolas, os parques de diversões entre outros são algumas das coisas que se encontra nesta Feira.

Este ano a feira regressa com três dias de festa, de 31 de outubro a 2 de novembro. O dia 1 de novembro marcado pelo, Dia dos Santos, é o evento principal seguindo o dia 2 de novembro pela Feira das Trocas, onde a tradição de trocar produtos adquiridos na véspera, e que de alguma forma não sirvam, são trocados.

Uma das marcas da feira são os frutos da época, sobretudo com os famosos “Perícos dos Santos”, que são semelhantes a uma pequena pêra, sendo típico de Valença e que para além da origem tem as maiores áreas de produção. A par dos perícos, as castanhas cruas ou cozidas, as nozes e os dióspiros fazem as delícias de quem aprecia estes os produtos.

Manda a tradição que nas noites de 31 de outubro e 1 de novembro, a Feira dos Santos é o destino para provar os vinhos novos e saborear os petiscos locais como os rojões, as moelas, as bifanas e o bacalhau, entre muitas outras iguarias. Nas tasquinhas animam-se as noites, ao som das concertinas e soltam-se cantigas de desgarrada.

Na  dia 1 de novembro, na Pista das Corridas, pode ver-se a beleza de Cavalos Garranos, com corridas em passo travado, a partir das 14h30.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts