FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

07 Out 2021

Viana do Castelo acolhe etapa da SketchTour Portugal Reload

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A próxima etapa da SketchTour Portugal Reload tem como destino o Norte do país, com a participação do escritor Jacinto Lucas Pires e dos sketchers Rita Sabler (EUA) e Marco Costa (Portugal).

Bragança é o ponto de partida desta viagem criativa, que passa também pela aldeia raiana de Rio de Onor e a Aldeia de Montesinho. Segue-se Viana do Castelo, Ponte de Lima, Soajo e Braga, com uma paragem obrigatória para admirar a beleza arquitetónica do Santuário do Bom Jesus. A visita termina naquela que é considerada a cidade-berço de Portugal, Guimarães, cujo centro histórico é classificado Património Mundial pela UNESCO. 

Em resposta ao desafio lançado pelo coletivo de artistas Urban Sketchers, com o apoio do Turismo de Portugal, que visa promover a oferta turística e o turismo literário através de um projeto integrado que alia a escrita ao desenho, a SketchTour Portugal Reload desafia os autores a partilharem as emoções despertadas pelas paisagens, a história, o património e a cultura da capital do país. Através das suas palavras e narrativas, o escritor Jacinto Lucas Pires irá ampliar os desenhos dos sketchers Rita Sabler e Marco Costa e inspirar portugueses e estrangeiros a visitar o Norte do país.

Depois do sucesso da primeira edição, em 2017, a SketchTour Portugal Reload pretende dar origem a mais de quinhentos desenhos, dez webisodes, um documentário, uma exposição multimédia e um livro, que junta textos e desenhos e que terá prefácio de Mia Couto.  O website www.SketchTourPortugal.com é atualizado com o resultado das diferentes edições do projeto e com uma biblioteca de paisagem sonora que ajuda a criar uma nova perceção das experiências e do destino, através de conteúdos mais acessíveis.

Ao longo de 2021, a SketchTour Portugal Reload vai escrever e desenhar Portugal, juntar talento nacional e estrangeiro em torno do país e inspirar futuras viagens pelos diferentes territórios e experiências que o destino oferece. 

Este projeto pretende posicionar Portugal no topo das preferências de turistas nacionais e internacionais, e demonstrar que o destino está preparado para receber todos os que pretendam usufruir da natureza, do património, da cultura e de todos os ativos que continuam a fazer, de Portugal, um destino de eleição. 

A iniciativa acontece até 11 de outubro.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts