Além da oportunidade para apresentação dos cumprimentos formais à direção daquela entidade galega, após a eleição nas autárquicas de 26 de setembro, o edil cerveirense, que assumiu recentemente também o cargo de Diretor do AECT Rio Minho, aproveitou o encontro para manifestar “a vontade e disponibilidade para continuar a trabalhar em prol da cooperação transfronteiriça”. Rui Teixeira reiterou a “importância de desenvolver e implementar uma estratégia consensual que contribua para alavancar os laços de amizade e de colaboração em projetos comuns às populações e instituições portuguesas e galegas”.
Em cima da mesa estiveram assuntos específicos como o projeto do Parque da Amizade Cerveira-Tomiño, mas também outros mais abrangentes, fruto de uma radiografia ao enorme potencial que o território raiano dispõe, nas mais diversas áreas.
Por sua vez, a Presidente da Deputación de Pontevedra renovou, em nome da província, o apoio institucional à cooperação transfronteiriça no território do Rio Minho, quer à Eurocidade Cerveira-Tomiño quer no âmbito do AECT Rio Minho. Carmela Silva lembrou a necessidade de prosseguir com a reivindicação para que os financiamentos europeus destinados às regiões de fronteira sejam efetivamente aplicados nesses territórios e na melhoria da qualidade de vida das populações raianas.
A reunião prosseguiu com a apresentação do projeto da ponte pedonal e ciclável do rio Minho, com os técnicos e engenheiros da Deputación de Pontevedra a explicar o detalhe das tramitações na margem espanhola e o ponto de situação da gestão para o novo financiamento da obra.
O encontro terminou com o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, a assinar o Livro de Honra da Deputación de Pontevedra, a convite da Presidente Carmela Silva.