Nomes como Augusto Canário, José Machado, David Martins, Américo Silva, José Santos, Roberto Moniz e Pedro Mestre, vão abordar, o presente e o futuro, desta técnica de canto ao improviso, considerada património cultural imaterial da região do Alto Minho assim como o seu impacto junto da população e da comunidade escolar.
No mesmo dia e local, às 21h30, vai decorrer o concerto final da iniciativa “De Repente, Canta a Gente”, que juntará em palco perto de 30 músicos e uma centena de jovens estudantes que ao longo do último ano aprenderam a compor e a cantar à Desgarrada.
A iniciativa que com estes dois eventos chega ao fim, consistiu num programa inédito de captação de talentos, que pretendeu divulgar e ensinar aos jovens do Alto Minho esta forma de canto tradicional. No total, a atividade envolveu mais de 400 jovens que aceitaram o desafio de aprender as técnicas desta arte (também designada por Desgarrada), tendo sido alvo de ações de capacitação, lideradas pelo cantador Augusto Canário.
Cerca de 200 alunos passaram à fase de concertos em tour tendo tido a oportunidade de mostrar publicamente aquilo que aprenderam em 10 concertos nos 10 municípios do Alto Minho.
O projeto foi promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e cofinanciado pelo Norte 2020 – Programa Operacional Regional do Norte, através do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).
A sua dinamização englobou os municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.
Recorde-se que este projeto teve início em dezembro de 2020, tendo sido realizadas 58 ações de capacitação junto das comunidades escolares e culturais dos 10 municípios da região. Foram mais de 400 jovens do Alto Minho, na sua maioria alunos do 5º e 6º anos de escolaridade, que participaram nestas ações de capacitação, onde tiveram a oportunidade de aprender as principais características daquele que é um dos principais ícones do património cultural imaterial do Alto Minho: o Canto ao Desafio.