A competição consistiu num percurso realizado em ergómetros (simuladores de remo), seguido de outro de corrida, pelas principais artérias do centro histórico. A primeira metade da manhã foi dedicada às provas individuais e a segunda às provas de estafetas mistas. Os percursos tiveram distâncias diferentes, consoante o escalão etário, mas a partida e chegada de todas as provas teve lugar na Praça da República.
O evento contou com a participação de mais de 150 atletas de clubes do Norte de Portugal e da Galiza e várias centenas de espectadores que acorreram à Praça da República para assistir e aplaudir o esforço destes jovens. Há muito que não se via tanta animação no Centro Histórico de Viana. O ponto de alguns dos estabelecimentos da envolvente à Praça da República serem apanhados de surpresa e verem rapidamente esgotado o seu stock de produtos, com tanta afluência.
Os clubes que mais se destacaram em termos globais foram o VRL, clube da casa, com o maior número de medalhas conquistadas, 23, seguido do Infante (Gondomar), com 19.
Esta foi a sexta edição, mas apenas a segunda realizada no Centro Histórico, numa aposta clara do Viana Remadores do Lima em divulgar a modalidade junto da comunidade local e em dinamizar uma zona da cidade onde eventos desta dimensão são escassos, nesta altura do ano.
Nas palavras da Vice-Presidente do clube, Inês Pimenta, este evento foi um sucesso, superando as melhores expectativas. Frisou ainda que eventos desta escala só são possíveis graças ao esforço dos muitos voluntários que o clube conseguiu reunir e ainda às parcerias institucionais e alguns patrocínios do comércio local. Os próximos eventos organizados pelo VRL estão já agendados para Março de 2022: a VIII Regata Internacional Centro de Mar e a II Eco-Regata do Rio Lima.