FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Eduarda Alves 19 Nov 2021

“Maluga” regressa a Caminha e Vila Praia de Âncora de 4 a 10 de dezembro

Entre Caminha e Vila Praia de Âncora, a VII edição, este ano apresenta 18 espetáculos em 7 dias, em vários espaços e com uma programação para todas as idades.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

A Festa de Marioneta Luso-Galaica regressa ao concelho de Caminha de 4 a 10 de dezembro. Este ano, o certame que marca a programação de Natal no concelho, conta ainda com uma exposição de marionetas intitulada “Envelhecimento (Kri)Ativo – Todos à Cena”, construídas por utentes dos lares e centros de dia do concelho, que estará patente no Museu Municipal a partir de 2 de dezembro.

A VII edição vai ter espetáculos em sala, na rua e oficinas criativas, apresentando este ano uma estreia para o público escolar, sobre a temática da água: “Gota a Gota a água esgota”.

O festival resulta de uma parceria da Krisálida com a Câmara Municipal de Caminha e tem o apoio da Direção Geral das Artes (DGARTES), reunindo, como é hábito, companhias de marionetas de Portugal e da Galiza (Espanha).

A edição de 2021 do festival começa no sábado, 04 de dezembro, com as Oficinas Criativas de Construção de Marionetas, pela companhia Mircromina de Mondoñedo – Lugo (Galiza), das 10:00 às 12:00, na Biblioteca Municipal de Caminha. Nesta oficina, as crianças vão construir as suas marionetas a partir de cartão canelado.

A animação itinerante “Família Amor-Feliz à procura do boneco perdido” vai invadir as ruas da vila a partir das 11:00 pela companhia Krisálida.

A tarde tem início às 15:00 na Praça Conselheiro Silva Torres, em Caminha, com o espetáculo “Férias no Mar”, pela companhia Mircromina de Mondoñedo – Lugo, para maiores de três anos. Às 17:00, no Teatro Municipal Valadares, sobe ao palco a peça “A Caixa de Nove Lados”, da companhia de teatro Historioscópio, vinda do Porto, que convida a acompanhar as aventuras estonteantes de uma avó e da sua neta, que ao abrirem uma velha caixa de costura são transportadas para um mundo diferente, que, inicialmente, parece fascinante, mas rapidamente se revela perigoso. Com duração de 45 minutos, o espetáculo é recomendado para maiores de três anos.

O domingo é totalmente dedicado à família e para todas as idades, começando com as Oficinas Criativas com “Sponginions – Marionetas de Esponja” pela companhia A Bolha de Torres Vedras, das 10:00 às 12:00 na Biblioteca Municipal de Caminha. A partir das 11:00 a “Família Amor-Feliz à procura do boneco perdido” vai surpreender pelas ruas de Caminha e às 15:00 a Praça Conselheiro Silva Torres recebe “Nino & Manbru”, os irmãos engraxadores de sapatos pela Companhia Moving Compass de Santiago de Compostela (Galiza).

O dia termina no Teatro Municipal Valadares “Com 3 Novelos”, uma história que salta do livro para o palco, por A Bolha de Torres Vedras.

“Nesta edição a Maluga também regressa aos palcos de Vila Praia de Âncora, com o objetivo deste festival estar em mais locais e chegar a mais pessoas. Estamos a falar do único festival do Alto Minho que promove a arte da Marioneta entre duas regiões transfronteiriças. Queremos que ano após ano se assuma como uma referência em ambos os territórios “, acrescenta Carla Magalhães.

A 07 de dezembro, sobe ao palco do Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora a peça “Tacão”, adaptada do conto “Sapatos de tacão alto”, do escritor moçambicano Mia Couto e que representa uma ode à liberdade. Liberdade de corpos, orientação sexual, género. Liberdade para sermos nós próprios, sendo apresentada pela companhia da galega Moving Compass.

O quinto dia do festival, 08 de dezembro, continua em Vila Praia de Âncora, pela manhã a partir das 10:00 com animação e o “PlayMaluga” na Avenida Dr. Ramos Pereira e às 15:00 o Teatro em Caixa, de Santa Maria da Feira, apresenta “Ephemeros” uma história sobre dois indivíduos estranhos que vagueiam pelo mundo carregando um velho piano. Carregam-no, pois só ele os pode distrair do constante aborrecimento, da incessante espera de coisa nenhuma. Para estes seres ‘semifantasmagóricos’, a vida seria bem mais confortável se durasse um só dia. Um espetáculo cómico.

O Jangada Teatro vindo de Lousada, encerra o dia com um clássico infantil “Os Três Porquinhos, um musical com marionetas”, também no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora, a partir das 17:00. A estreia apresentada no Maluga deste ano está reservada para o pré-escolar e escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Caminha, com a peça “Gota a Gota a água esgota”, pela companhia anfitriã. Trata-se da mais recente produção da Krisálida, sobre a temática da água, e estará em palco de 6 a 10 de dezembro, para o público escolar.

Na edição deste ano há a particularidade de uma exposição de marionetas construídas pelos utentes dos lares e centros de dia do concelho de Caminha, no âmbito da atividade Envelhecimento (Kri)Ativo, inserido no projeto Todos à Cena, no âmbito do programa Cultura Para Todos, que estará patente no Museu Municipal de Caminha de 02 de dezembro a 2 de janeiro, com entrada gratuita.

A KRISÁLIDA é uma companhia profissional de teatro que está sediada em Caminha desde 2014 com o objetivo estrutural de fomentar o interesse pela cultura em geral e pelo teatro em particular, através de uma estratégia assente na estreita relação com as comunidades locais, procurando descentralizar e democratizar o acesso ao teatro a todos. Com esse propósito, a Krisálida cria espetáculos de teatro que possam chegar a espaços não convencionais e ser apresentados nos mais diversos locais, com qualidade estética e artística e que falam sobre assuntos que nos parecem importantes e pertinentes e que nos movem como cidadãos e artistas. A companhia cria ainda espetáculos com um cariz pedagógico para circular pelas escolas, desenvolve oficinas de teatro para crianças, jovens e adultos e promove uma mostra regular de teatro de marionetas, a MALUGA -Festa da Marioneta Luso Galaica. A Krisálida é financiada pela Direção Geral das Artes – DGARTES.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts