Em 2020, foi o primeiro município da região do Alto Minho a receber o reconhecimento público daquela entidade.
A cerimónia de entrega da bandeira verde realizou-se ontem, ao final da tarde, na FEFAL, em Coimbra, com a presença de representantes das autarquias premiadas.
A sessão de abertura contou com intervenções da Presidente da APFN, Rita Mendes Correia, e da Presidente do OAFR, Rosário Carneiro. Na sessão de encerramento falou o Secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho.
O governante deu nota que a bandeira verde representa coesão e integração social, sendo reveladora da atenção e resposta dos municípios distinguidos às vulnerabilidades da população. “Os municípios premiados dão bons exemplos e nós devemos seguir e enaltecer os bons exemplos.”
Presente na cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, considera que “este prémio enche de orgulho todos os monçanenses, sendo resultado da estratégia do município na defesa e valorização da família”. Um trabalho, assinalou, feito em parceria com os organismos estatais, as instituições sociais e a sociedade civil monçanense, acrescentando que o objetivo “é criar condições para garantir conforto, bem-estar e qualidade de vida” a todas as famílias monçanenses.
Nesta 13ª edição, foram reconhecidos 84 concelhos do território nacional que, de acordo com o OAFR, promovem políticas de família globais, integradas e transversais, capazes de garantir às famílias o pleno exercício das suas responsabilidades e competências, de forma a prevenir e apoiar situações de risco e vulnerabilidade.