FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

17 Nov 2021

Nova sinalética informativa e interpretativa na rede de ecovias do Alto Minho

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
As ecovias dos rios Lima e Vez possuem nova sinalética informativa e interpretativa, com informação relevante sobre o território para utilizadores e turistas, nos seus percursos na rede de ecovias do Alto Minho para valorização dos eixos.

Dinamizada pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), em articulação com os municípios de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo, no âmbito do projeto de cooperação transfronteiriça CTC II – Comunidade Territorial de Cooperação Lima-Límia-Cávado, a colocação de sinalização informativa permite que o utilizador conheça a sua localização exata, assim como a compreensão da rede de percursos pedonais e clicáveis no seu todo (por eixo) e identificar elementos de interesse nos diversos trajetos no contexto transfronteiriço e da sua ligação com a reserva Mundial da Biosfera Gerês -Xurés.

A rede de percursos pedonais e clicáveis associada aos eixos de valorização dos rios Lima e Vez, desenvolve-se, com diferentes proporções, nos concelhos de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo, num total de 85,66 km de extensão.

Na margem esquerda do rio Lima, entre Deão e Oleiros, apresenta 30,34 km de extensão, e na margem direita do rio Lima e do rio Vez, entre as freguesias de Fontão e Sistelo, incluindo o segmento de Ermelo, tem 55,32 km de extensão. No entanto, esta rede está também interligada com os restantes eixos de valorização do litoral e do rio Minho, no sentido de promover os percursos cicláveis do Alto Minho de forma conjunta.

O projeto CTC Limia-Lima-Cávado, cofinanciado pelo EP – INTERREG V A Espanha-Portugal (POCTEP), foi desenvolvido pelas comunidades intermunicipais do Alto Minho e do Cávado, em conjunto com o INORDE – Instituto Orensano de Desarrollo Económico, com o propósito de promover o desenvolvimento integrado deste espaço transfronteiriço, com características geográficas e problemas comuns, mas também com fortes potencialidades e oportunidades ao nível do turismo de natureza e dos desportos náuticos. Foi agregada e disponibilizada através da produção e publicação de um guia digital que integra a oferta ecoturística deste território.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts