FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

16 Nov 2021

Plano Nacional das Artes apresentado a autarca de Viana do Castelo

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o Vereador da Cultura e Educação, Manuel Vitorino, receberam a visita de Sara Brighenti, Sub-Comissária do Plano Nacional das Artes (PNA) e de Maria Luísa Oliveira, Gestora da Academia do Plano Nacional das Artes. No encontro, foi apresentado o plano desenvolvido pelas áreas governativas da Cultura e da Educação, que tem como objetivo tornar as artes mais acessíveis aos cidadãos, em particular às crianças e aos jovens, através da comunidade educativa, promovendo a participação, fruição e criação cultural, numa lógica de inclusão e aprendizagem ao longo da vida. 

O PNA representa a estratégia para o período de 2019-2024 e pretende incentivar o compromisso cultural das comunidades e organizações e desenvolver redes de colaboração e parcerias com entidades públicas e privadas, designadamente trabalhando em articulação com os planos, programas e redes pré-existentes.

O Plano Nacional das Artes é desenvolvido em parceria com a administração local, entidades privadas e a sociedade civil, tendo como missão dar um lugar central às artes e ao património na formação ao longo da vida.

Recorde-se que está a decorrer a candidatura de Viana do Castelo a Capital Europeia da Cultura em 2027, que tem como tema “Viana, um Mar de Cultura”, que tem como eixos o Mar; Identidade (etnografia, bordado, traje, ouro); Letras, Artes, Artistas e Ofícios. 

Esta candidatura tem também uma forte componente ligada ao ensino e formação profissional, procurando reforçar a ligação entre a educação e a cultura como fórum de sensibilização das gerações mais novas para o património e para a promoção de hábitos culturais.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts