FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Pedro Xavier 05 Nov 2021

Proteção Civil promove às 11:05 de hoje exercício de preparação para o risco sísmico

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) convida a população a participar às 11:05 de hoje no exercício público de sensibilização para o risco sísmico, denominado ‘A Terra Treme’, que compreende os gestos “baixar, proteger e aguardar”.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Segundo a ANEPC, ‘A Terra Treme’ tem o objetivo de “capacitar a população para saber como agir em caso de sismo, sensibilizando os cidadãos para o facto de viverem numa sociedade de risco, e desafiando-os a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes”.

O exercício compreende a realização de três gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo, desenrolando-se a ação durante um minuto, no qual os participantes, a título individual ou coletivo (famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas), são convidados a executar os gestos de autoproteção: baixar, proteger e aguardar.

Embora a iniciativa tenha expressão nacional, a ANEPC, em articulação com a Direção-Geral da Educação (DGE) e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), promove um evento principal na Escola Rómulo de Carvalho, em São Domingos de Rana (Parede), em que os alunos, professores e funcionários vão fazer no minuto pré-definido os três gestos de proteção para o caso de sismo.

Neste evento principal vão estar presentes o presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Duarte da Costa, e os secretários de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, e da Administração Interna, Patrícia Gaspar.

Por todo o país, os Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS) da ANEPC vão, em parceria com as comunidades educativas locais, associações de bombeiros, serviços municipais de proteção civil e os demais agentes de proteção civil, promover ações de sensibilização sobre o risco sísmico e medidas de autoproteção, bem como a realização do exercício “A Terra Treme”.

Promovida anualmente pela ANEPC, a iniciativa está inserida na Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva e dá a conhecer as medidas e os comportamentos de autoproteção a adotar para a proteção de cada pessoa.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts