FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Rádio Geice 14 Dez 2021

Centro de Canoagem de Viana do Castelo com nova acessibilidade para atletas com mobilidade reduzida

O Município de Viana do Castelo e a CIM Alto Minho (Comunidade Intermunicipal do Alto Minho), apoiam a nova acessibilidade para atletas com mobilidade reduzida, no Darque Kayak Clube, no âmbito do projeto "ECODESTIN_3_IN (INTERREG Transfronteiriço Espanha-Portugal POCTEP)".

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

A acessibilidade “à água” constituiu sempre um problema aos praticantes de canoagem adaptada, para aqueles que possuem dificuldades motoras.

A plataforma em frente ao Centro de Canoagem é a que serve também os canoístas com mobilidade reduzida, quer para alcançar o canal de navegação, na maré baixa, quer nas restantes marés o que apresentava sérios constrangimentos pela altura da plataforma, constrangimentos ultrapassados pela ajuda dos demais canoístas e técnicos.

Como tal é necessário um equipamento que possibilite o acesso à plataforma para atletas e praticantes com este perfil. Desta forma, com o apoio do Município de Viana do Castelo e a CIM Alto Minho conseguiu-se colocar na plataforma uma rampa amovível, que apesar de ser simples, constituiu um novo fator de autonomia para os atletas e praticantes de canoagem.

As rampas foram adquiridas no âmbito do projeto ECODESTIN_3_IN (INTERREG Transfronteiriço Espanha-Portugal POCTEP) com o objetivo de facilitar o acesso de pessoas com deficiência aos portos e marinas de recreio do Alto Minho e/ou aos centros de formação náutica.

Estas rampas, foram distribuídas pelos 10 municípios da CIM Alto Minho, criando acessibilidade universal na prática da atividade náutica

A DKC de Viana é apoiada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) na área da dinamização da canoagem para a deficiência intelectual e motora.

A DKC de Viana movimenta há cerca de três décadas pessoas com alguma limitações quer físicas quer intelectuais, articulada com instituições como a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), Centros de Paralisia Cerebral, Associações cuidadoras de pessoas com baixa visão, entre outras.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts