Este programa de apoio da DGArtes tem como objetivo dinamizar a internacionalização das artes portuguesas e, na edição de 2021, foram escolhidos 71 projetos nacionais, mais dez do que em 2020.
Segundo a DGArtes, a estruturas escolhidas neste programa apresentarão iniciativas culturais, a partir de 01 de janeiro de 2022, em trinta países, com destaque para dois territórios considerados estratégicos: Espanha e França.
Nestes dois países haverá 54 atividades culturais programadas, nomeadamente no âmbito da Temporada Cruzada Portugal-França e no “quadro do desenvolvimento das relações bilaterais” com Espanha.
Cabo Verde, Alemanha, Brasil, Itália, Coreia do Sul, Suécia e Rússia são outros países que acolherão atividade cultural portuguesa.
Nesta edição, as áreas artísticas mais apoiadas foram as da Música (25), do Teatro (17) e das Artes Plásticas (11).
As associações Mala Voadora, Cena Lusófona, a Associação Portuguesa de Festivais de Música, o músico Bernardo Moreira, a Companhia de Teatro de Braga, a Companhia Olga Roriz e o agrupamento Divino Sospiro estão entre as estruturas e artistas contemplados neste programa.