Subordinado ao tema “ALTO MINHO 2030 – QUE FUTURO?”, este concurso foi dirigido a todos os alunos do 1.º ciclo ao ensino secundário (regular e profissional) dos estabelecimentos educativos públicos e privados do Alto Minho, com o objetivo de premiar projetos criativos nas seguintes formas de expressão artística: ilustração (pintura ou desenho), contos e vídeo.
Refira-se que esta iniciativa foi promovida no âmbito do projeto “Alto Minho – School 4All” – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), que abrange os 10 concelhos do território, sendo cofinanciado pelo PO Norte 2020/ Fundo Social Europeu (FSE).
Responderam a esta quarta edição do concurso escolar sete estabelecimentos educativos do Alto Minho. Na categoria “Ilustração”, o primeiro prémio foi conquistado pela turma do 4º B do Colégio do Minho, polo de Monção; o segundo prémio pela turma L12 do 1ª e 2º anos da Escola do Ensino Básico de Perafita-Lanhelas, de Caminha; e o terceiro prémio pela turma do 3º B da Escola do Ensino Básico do Carmo, de Viana do Castelo.
Na categoria “Contos”, a turma do 5º B da Escola do Ensino Básico 2 e 3 do Agrupamento de Escolas de Monte da Ola, de Viana do Castelo, venceu o primeiro prémio, e o segundo e terceiro prémios, respetivamente, as turmas do 5º e 6º C do Colégio do Minho, polo de Monção, e a turma do 8º B da Escola Frei Bartolomeu dos Mártires, de Viana do Castelo.
O primeiro prémio da categoria “Vídeo” foi arrecadado pela turma do 11º B da Escola Secundária de Monção, com o vídeo “Que Futuro?”, enquanto que o segundo e terceiros prémios foram atribuídos à turma do 12º C da Escola Secundária Muralhas do Minho, em Valença, responsável pela realização dos vídeos “Bom Ambiente” e “Bonecas Valencianas”.