FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

18 Dez 2021

Dezassete escolas do Norte de Portugal/Galiza recriam temas musicais da eurorregião

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Cerca de 500 alunos de 17 escolas do Norte de Portugal e Galiza gravaram em disco temas do património musical da eurorregião, ao abrigo do projeto "Meninos Cantores”, que resultou ainda num documentário e num livro.

Contactada pela agência Lusa, a propósito da apresentação do resultado do projeto, promovido este ano pela Associação Cultural e Pedagógica Ponte…nas Ondas!, a vereadora da Educação da Câmara de Caminha, Liliana Ribeiro, destacou a importância de “aproximar as crianças e jovens das suas raízes e tradições”.

“Sendo um projeto intergeracional, assente nas vivências dos nossos antepassados, o objetivo é envolver as crianças nesse património para não deixar que as nossas origens não acabem e em proximidade com a vizinha Galiza”.

A segunda edição dos “Meninos Cantores” resultou na gravação de um disco com 18 músicas, um documentário e um livro.

Aquele trabalho “servirá para apoiar a candidatura da associação ao Registo de Boas Práticas com o Património Cultural Imaterial (PCI) já apresentada por Portugal e Espanha à UNESCO, e com inscrição prevista para 2022”.

A candidatura multinacional apresentada, em março, por Portugal e Espanha, com o apoio da Xunta da Galiza, resulta do trabalho desenvolvido nos últimos 25 anos pela Associação Cultural e Pedagógica Ponte…nas Ondas! na preservação do património comum à Galiza e a Portugal.

A primeira edição do projeto foi realizada em 2005 e contou com a participação de 17 escolas localizadas entre Vigo, na Galiza, e a cidade do Porto.

O projeto realizado este ano, e cujo resultado foi hoje apresentado em conferência de imprensa na Escola Básica e Secundária Vale do Âncora, em Caminha, “teve maior dimensão, abrangendo toda a fronteira entre Galiza e Portugal, de Chaves a Caminha e de Verin à Guarda.

As 17 escolas do Norte de Portugal e da Galiza prepararam “um novo repertório musical que transcende esse espaço, pondo em diálogo permanente as duas regiões fronteiriças”.

Um “artista por cada localização apadrinhou e participou no projeto, entre eles, Pancho Alvarez (Tui), A Roda (As Neves), Luzia Pérez (O Rosal), Zaraida de Maskarpone (Verín), António Zambujo (Montalegre), Augusto Canário (Valença e Viana do Castelo), Sons do Minho (Monção) Daniel Pereira (Melgaço), Vozes da Rádio (Chaves), Quarteto Caramuxo (Salvaterra), Andrea Pousa (Tomiño), Jaime Alvarez (Caminha), Luís Caruncho (A Guarda), Castriño de Rebordechán (Crecente), Uxía (Salceda de Caselas) e Cândido Miranda (Vilanova da Cerveira).

De acordo com informação que consta da página na Internet do projeto “Meninos Cantores”, cada centro educativo preparou “uma versão de uma canção própria do repertório da música popular galego-portuguesa, sendo que os alunos a interpretaram e gravaram com a colaboração de um artista ou grupo de música”.

Os participantes no projeto, desde crianças vindas do pré-escolar, do ensino básico, secundário e da educação especial, a grupos corais e bandas de música “pesquisaram testemunhos de pessoas e grupos representantes do património imaterial galego-português, e procuraram vocabulário específico da zona para elaborar um pequeno glossário”.

Os “padrinhos e madrinhas musicais foram escolhidos pelos participantes e propostos por Ponte…nas Ondas!”, com o objetivo de que “os profissionais apoiassem o trabalho dos jovens com o tema musical e pudessem fazer a gravação, conjuntamente”.

Além da gravação do disco, “todo o processo foi registado para a realização de um documentário em que se apresentam as declarações dos professores envolvidos e opiniões dos alunos, os testemunhos de pessoas representativas, além de imagens dos locais de gravação e ‘videoclipes’ protagonizados pelos alunos e pelos artistas”.

Já o livro editado inclui textos da escritora galega Rosa Aneiros, do escritor português Marco Neves e dos professores Helena Pousa e Santiago Veloso, presidente de Ponte…nas Ondas!.

A publicação “apresenta uma breve descrição de cada escola, e uma referência ao património cultural de cada um dos municípios”. São ainda fornecidos, num glossário, algumas expressões e vocabulário característicos de cada um dos municípios, bem como imagens de todo o processo de gravação e ilustrações do desenhador Andrés Meixide.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts