FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

06 Dez 2021

Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo abriu centro EUSOUDIGITAL. 

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, abriu em Novembro o centro EUSOUDIGITAL. Este projeto visa promover a literacia digital de um milhão de adultos em Portugal até ao final de 2023, através de uma rede nacional de milhares de voluntários e com o apoio de mais de 1500 Centros que estão a ser criados por todo o País. 

Este Centro na Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo surge da parceria entre o Turismo de Portugal, o Programa EUSOUDIGITAL e a Estrutura de Missão Portugal Digital. O programa é promovido pelo MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa e cofinanciado pelo Portugal Inovação Social, POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e pela União Europeia.

O projeto EUSOUDIGITAL destina-se a todos os portugueses, em particular a adultos com mais de 45 anos, que pretendam adquirir competências digitais essenciais para o dia-a-dia, como criar e utilizar um email, pesquisar na internet, criar um perfil numa rede social e partilhar conteúdos, sem nunca esquecer as questões relativas à segurança e privacidade.

A capacitação digital, acessível a toda a comunidade de Viana e assegurada por mentores voluntários da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, é agora uma realidade. Logo numa primeira fase a Escola já conta com cerca de 30 mentores certificados, na grande maioria alunos. A recetividade dos alunos desta Escola foi de facto exemplar, mostrou-nos a vontade destes jovens em contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva. Conscientes de que a participação não é um fim em si mesmo, mas antes uma das condições para o exercício de cidadania, estes alunos já iniciaram o programa EUSOUDIGITAL num contexto familiar para depois, com as ferramentas simples, porém fundamentais do processo ensino-aprendizagem desenvolvidas, ensinar a comunidade.

Já não se pode falar do mundo digital como algo paralelo ou distante da realidade, mas sim como uma dimensão que é parte integrante do Mundo, daí a necessidade urgente de capacitar todos com competências que lhes garantam participar em pleno na sociedade como hoje a conhecemos, garantindo a igualdade de direitos e oportunidades.

Neste sentido, a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, enquanto Centro EUSOUDIGITAL, assume o compromisso e a responsabilidade de junto da sua comunidade assegurar que ninguém fica de fora neste processo de inclusão digital, ou melhor, de inclusão social. Para isso, conta com a colaboração do Município, das Juntas de Freguesia e outras Associações e Empresas, por forma a chegar agilmente a todos os que deste programa queiram beneficiar.

As ações de capacitação digital de adultos terão lugar na Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, no Forte de Santiago da Barra. Para mais informações sobre o programa e/ou para agendar uma sessão, contacte-nos pelo telefone: 258 009 320 ou email: eusoudigital.ehtvc@escolas.turismodeportugal.pt

Últimas Noticias

Últimos Podcasts