FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

16 Dez 2021

Politécnico de Viana do Castelo é parceiro da Aliança para a Igualdade nas Tecnologias de Informação e Comunicação

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) foi um dos parceiros que assinou a Aliança para a Igualdade nas TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) e a Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI) para formalizar a rede de parcerias do projeto “Engenheiras por Um Dia”. Como entidade parceira, o Politécnico de Viana do Castelo compromete-se a contribuir para a continuidade e reforço do “Engenheiras Por um Dia”.

Visitas de estudo a empresas, ações e redes de mentoria, ciclo de workshops sobre engenharia e tecnologia, celebração do Girls in ICT Day (abril) e o combate à segregação sexual nas escolas educativas e nas profissões nas respetivas áreas de intervenção são algumas das ações definidas.

As entidades governamentais, institutos politécnicos, universidades e empresas que estão juntas no “Engenheiras Por Um Dia”, programa de promoção das tecnologias de informação e engenharias junto das alunas do ensino básico e secundário, formalizaram a Aliança para a Igualdade nas TIC durante uma cerimónia, que decorreu em Lisboa e contou com a participação da ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

A mais-valia desta aliança será o facto de se tornar o maior cluster para a promoção da igualdade nas Tecnologias de Informação e Comunicação, uma vez que a transição digital vai impor, necessariamente, o aumento da participação de mulheres no setor.

Na Aliança estão mais de 130 entidades parceiras envolvidas, sendo que cerca de 70 são entidades diversas, especialmente empresas do setor tecnológico, 10 são municípios, 41 são escolas básicas e secundárias e 15 são instituições do ensino superior.

A criação da Aliança materializa a formalização de um compromisso entre todas as entidades, servindo de agregador deste tema e da necessidade da igualdade de género ser transversal a toda a transição digital.

O objetivo do programa é promover a “inclusão digital das mulheres e da respetiva participação nas engenharias e nas tecnologias, consolidando e estruturando formas de cooperação sistemáticas e de divulgação do trabalho realizado pelas entidades parceiras”, pode ler-se no protocolo assinado.

No âmbito da Aliança, “as entidades parceiras reforçam ainda o seu compromisso de cooperarem entre si de forma ativa e muito concreta para promover o objetivo mais genérico de combate à segregação sexual nas escolhas educativas e nas profissões, nas suas várias dimensões”, acrescenta o documento. A Aliança irá também promover “o desenvolvimento de iniciativas que contribuam para a ação e reflexão sobre os desafios e a potencialidade de áreas tecnológicas emergentes como a inteligência artificial em matéria de igualdade entre mulheres e homens”.

Com todas as entidades juntas e interligadas “nesta grande rede” será possível potenciar “mais inovação, mais atividades, mais partilha e mais resultados”, sublinhou, durante a cerimónia, a ministra. Entretanto, os resultados já estão à vista. “Portugal subiu três lugares no índice da Women in Digital Scoreboard 2021 [Mulheres no Painel de Avaliação Digital, em tradução livre], com um aumento da taxa de mulheres especialistas em TIC no emprego total”, destacou ainda Mariana Vieira da Silva, referindo-se a uma iniciativa da Comissão Europeia que avalia a performance dos estados membros em matérias como uso da internet, ferramentas para navegação na internet ou emprego e que é parte do índice Economia e Sociedades Digitais.

IPVC está a elaborar proposta de Plano para a Igualdade do IPVC

O Projeto “Engenheiras por Um Dia” promove, junto das estudantes de ensino não superior, a opção pelas engenharias e pelas tecnologias, desconstruindo a ideia de que estas são domínios masculinos.
A Aliança foi formalizada entre a CIG, que irá coordenar, em articulação com a Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão e as restantes entidades parceiras.

Desde a sua criação, em 2017, o projeto já chegou a 10.411 jovens dos ensinos básico e secundário, em 460 atividades, entre práticas laboratoriais, sessões de role model e mentoria.

O projeto está agora integrado no Plano de Ação para a Transição Digital, em articulação com o Programa INCoDe.2030.

De destacar que o Politécnico de Viana do Castelo é ainda signatário da Carta Portuguesa para a Diversidade desde março de 2021 e constituiu, em outubro passado, a Comissão para a Igualdade do IPVC, que se encontra a elaborar a proposta de Plano para a Igualdade do IPVC.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts