Assim, a Esperança é símbolo de criatividade e inquietação, de consciência ambiental e resiliência, mas sobretudo de transformação. A mensagem por detrás da criação desta mascote é que, tal como a larva se transforma em borboleta, também o lixo se pode transformar e ganhar novos usos, através da reciclagem.
De fato e asas construídas de desperdício de cartão e acessórios provenientes de garrafas de plástico e enlatados, a Esperança vem ajudar a relembrar que é na redução, reutilização e na reciclagem de resíduos que reside o super-poder de cada um, num esforço conjunto de maior sustentabilidade ambiental.
Os SMVC acabam também de lançar uma página de Facebook, para agilizar a comunicação com o munícipe.
A denominação social de Serviços Municipalizados de Viana do Castelo passou, em 1991, à designação de Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo. No ano passado, o Conselho de Administração recuperou a denominação social de SMVC, serviço público essencial no âmbito do Sistema Público de Gestão de Resíduos Urbanos e Limpeza Pública.
Os SMVC assumem a recolha de resíduos em todo o concelho e a limpeza pública no centro histórico da cidade. Continua disponível, gratuitamente, o serviço de Recolha de Monstros e de Resíduos Verdes Urbanos, mediante agendamento.