FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

31 Dez 2021

Tomiño mostra apoio aos municípios do Alto Minho contra a exploração de lítio na Serra d’Arga

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O Concello de Tomiño mostrou, esta semana, o seu apoio aos municípios portugueses do Alto Minho na possibilidade de exploração de lítio na Serra d'Arga que o Governo Português submeteu a consulta pública em setembro.

A alcaldesa, Sandra González, destacou “a ampla oposição que existe a ambas beiras do Miño a qualquer tipo de exploração na Serra d´Arga que comprometa a a sua conservação”, e afirmou que “Tomiño sempre estará do seu lado para conservar o meio natural da zona transfronteiriça”. 

As áreas para a prospeção e pesquisa da monde incluem zonas que confrontam com o rio Minho e com o rio Coura, principal afluente do Minho. Nestas prospeções a equipa de Avaliação Ambiental da mina afirma que não extraem mais de 100 toneladas. A conselheira do Meio Ambiente, Ana Belén Casaleiro, afirma que ao ser perto das margens do rio Minho  “poderia afetar de forma muito significativa à zona internacional do rio”. 

Desta forma o Concello de Tomiño solicita à Junta de Galícia e ao Governo de Espanha que estudem os possíveis impactos, “esperamos ser notificados pelas autoridades portuguesas para que tenhamos oportunidade de comentar estas atividades perto das zonas transfronteiriças”.


 

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts