FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

30 Dez 2021

Viana do Castelo: 306 toneladas de biorresíduos alimentares convertidos em apoios prioritários para o GAF e Methamorphys

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Câmara Municipal, através dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC), entregou, esta quinta-feira, bens necessários e prioritários a duas instituições do concelho, o GAF – Gabinete de Atendimento à Família e a Methamorphys.

Em comunicado, a autarquia vianense informa que “esta doação apenas foi possível com a ajuda de todos os vianenses que aderiram ao projeto Viana Abraça e que contribuem para o desvio de resíduos orgânicos do aterro através da compostagem doméstica e recolha seletiva de orgânicos na zona urbana.”

Foram separadas, em 2021, um total de 306,5 toneladas de biorresíduos alimentares descarregando-as nos contentores castanhos da via pública e estes biorresíduos foram para valorização, dando origem a um composto fertilizante de altíssima qualidade.

A Presidente do Conselho de Administração dos SMVC, Carlota Borges, revelou que esta foi a quinta entrega solidária realizada no âmbito da componente social do projeto Viana Abraça, tendo já sido apoiadas mais de uma dezena de instituições vianenses. “Isto só é possível porque os vianenses têm contribuído de forma massiva para este projeto. Claro que neste ano e no ano anterior, devido à pandemia, se notou um pequeno decréscimo na participação, mas isso não nos fez parar e não fez parar o papel preponderante dos vianenses”, revelou a responsável.

Assim, ao GAF foi atribuído um forno doméstico, uma arca congeladora e um frigorifico. Já à Methamorphys foram entregues dois computadores portáteis e um computador de secretária. “É a primeira entrega que fazemos este ano, mas é uma boa entrega. Esperamos que no próximo ano possamos fazer muitas mais entregas”, indicou Carlota Borges, solicitando aos munícipes “para que continuem a participar, para que este projeto seja um sucesso, já que esta é uma oferta dos vianenses para os vianenses”.

João Ferreira, vice-diretor do GAF, referiu que a instituição “existe para servir a comunidade e apoia-se também nestes apoios da comunidade”. O responsável explicou que os três eletrodomésticos vão ser instalados na Casa Abrigo, que foi criada há 21 anos e que corresponde à primeira estrutura deste género criada a nível nacional. Nesta valência estão, atualmente, 15 pessoas, pelo que a Casa Abrigo se encontra “com lotação esgotada”.

Jorge Viana, Presidente da Methamorphys, assegurou que os dois portáteis que foram adquiridos vão apoiar uma equipa de rua que vai trabalhar a problemática dos sem-abrigo a nível distrital. 

Recorde-se que, por cada euro poupado com a compostagem doméstica e a recolha seletiva de orgânicos na zona urbana no âmbito do projeto Viana Abraça, a Câmara Municipal de Viana do Castelo junta outro euro. O total do valor arrecadado reverte a favor da atribuição de benefícios sociais, como a aquisição de bens que ajudam a melhorar o funcionamento das instituições de solidariedade social de Viana do Castelo.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts