FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

18 Jan 2022

Alterações climáticas e crise ambiental em destaque no novo espetáculo das Comédias do Minho

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
As Comédias do Minho apresentam um espetáculo que se foca nas alterações climáticas e na crise ambiental que vivemos. O Estado do Mundo (Quando Acordas) é um espetáculo de pequeno porte, pensado para o público a partir dos 6 anos. De 22 de janeiro a 19 de fevereiro de 2022, circula por Melgaço, Valença e Monção, com apresentações abertas às famílias e com apresentações para todas as turmas de 1º ciclo dos referidos municípios.

O Estado do Mundo (Quando Acordas) é a mais recente produção da Formiga Atómica e conta com a participação das Comédias do Minho enquanto coprodutora e programadora. O encenador, Miguel Fragata, coloca em cena uma relação de causa-efeito entre pequenos gestos e grandes consequências. Servindo-se de utensílios domésticos, aparelhos eletrónicos, bens essenciais do dia-a-dia, o espetáculo sublinha uma ideia de paradoxo: entre aquilo que defendemos a respeito das alterações climáticas e a nossa incapacidade de abdicar de comportamentos do quotidiano.

Em cena, apenas um intérprete e uma esfera com aspeto de meteorito. A esfera vai abrindo partes da sua geografia e revelando outros mundos dentro de si. Contam-se histórias de crianças que são afetadas pela crise climática, mas que podem ser parte da solução. Poderá um T-Rex ser símbolo da guerrilha ambiental para a qual se convocam as crianças de todo o mundo?

O espetáculo explora caminhos para encenar a imensidão de uma catástrofe natural através de miniaturas e a produção foi pensada para ter a menor pegada de carbono possível. É caso para dizer que este é um espetáculo profundamente ecológico.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts