A aquisição deste material apresentava-se como imprescindível pelo facto de o Estádio Manuela Machado contar com a atividade regular desenvolvida pelos clubes e associações, bem como com a frequência de atletas de nível nacional e internacional, tendo como objetivo elevar os níveis físicos de acordo com o treino específico e adequado dos desportistas.
A quantidade de atletas e o nível dos mesmos justifica este apetrechamento do equipamento desportivo, já que os desportistas não se limitam a treinos na pista ou campo de jogos para melhorar a sua performance ou para recuperação de lesões.
Recorde-se que Viana do Castelo se prepara para ser Cidade Europeia do Desporto em 2023, com o propósito de projetar a cidade no plano nacional, europeu e internacional como referência na área do desporto e do bem-estar.
Esta candidatura reflete a aposta que o Município Castelo tem vindo a fazer na promoção da atividade física e da prática desportiva formal ou informal, incutindo estilos e hábitos de vida saudáveis aos munícipes. O concelho apresenta-se como local privilegiado para a prática de diversas modalidades, desde desporto de natureza, passando pelos desportos náuticos e desporto indoor. O desporto tem sido uma forte aposta do executivo, que tem promovido o desenvolvimento de Viana do Castelo enquanto Cidade Náutica do Atlântico.
No Plano de Atividades e Orçamento para 2022 está integrada a requalificação das infraestruturas existentes e o início da construção da Cidade Desportiva, criando um corredor verde desportivo entre a Praça Viana e o Complexo Desportivo Manuela Machado, dotando-o de infraestruturas de desporto e lazer.