FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Pedro Xavier 17 Jan 2022

Investimento de 400 mil euros educa para a transição digital

A instalação de 80 computadores nas escolas de Paredes de Coura e ações de formação gratuitas estão entre as medidas da estratégia municipal de educação para a transição digital, num investimento de 400 mil euros.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Segundo o município courense, ao abrigo daquela estratégia, que “visa preparar as gerações futuras para um mercado profissional que não se conhece e profissões que ainda não foram inventadas”, foram “fornecidos e instalados 80 computadores no agrupamento de escolas para reforço das condições de acesso à informação e digitalização” e lançado “um plano de formação gratuito”.

A formação, “preferencialmente, em horário não laboral destina-se a todos os públicos, abarcando áreas como a robótica, a testagem de programação, o inglês para o mundo empresarial, e as ações que incorporam a filosofia ‘maker’ (impressão 3D, o têxtil, corte laser)”.

“Este é um passo de antecipação, que exige versatilidade num mundo digital e volátil. Temos de preparar os nossos alunos e jovens para os desafios de uma sociedade em constante mudança que consiga conciliar a inovação tecnológica com os modos de fazer, sejam eles tradicionais ou contemporâneos. Imaginar um ambiente de trabalho totalmente livre da presença de seres humanos não passa de ficção científica. Mesmo os robôs mais avançados precisam da presença de técnicos especializados para sua manutenção e programação”, sublinhou o presidente da Câmara, Vítor Paulo Pereira, citado numa nota enviada à imprensa.

A estratégia de educação para a transição digital incluiu ainda a criação de duas incubadoras, um Centro de Capacitação Empresarial de Paredes de Coura – Elevadora, e o projeto Empreende ‘Makers’, que pretende “fomentar o empreendedorismo e a inovação digital, através da criação e desenvolvimento de uma rede de empreendedorismo”.

A Elevadora – Centro de Capacitação Empresarial de Paredes de Coura, inaugurada em 2021, num espaço do mercado municipal, alvo de obras de requalificação, “reúne escritórios individuais, ‘coworking’ e ‘open-office’, pensados para empresas na área tecnológica.

A Space Creative Tech Hub e a Hybrida, bem como a EPRAMI – Escola Profissional Alto Minho Interior, são alguns dos empreendedores instalados na Elevadora, com projetos que têm por base um território de baixa densidade para a escala global.

“E escola tem de ser um lugar aberto à modernidade tecnológica, sem, contudo, ficarmos deslumbrados e esquecermos as boas práticas do ensino tradicional. Contudo, é obvio que as novas tecnologias são ferramentas fundamentais para promoverem a inovação no processo de ensino-aprendizagem, ao mesmo tempo que estimulam a criatividade e a inovação”, refere o autarca socialista de Paredes de Coura.

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts