Na mesma altura em que passa a assumir as funções de chefe da delegação do PSD no Parlamento Europeu, José Manuel Fernandes viu ainda aprovada, por unanimidade, a sua recondução como coordenador do maior grupo político europeu numa das comissões parlamentares reconhecidas como de maior relevância.
Perante a votação favorável dos 21 elementos da comissão, José Manuel Fernandes propôs-se, nesta segunda metade do mandato no PE, “dar continuidade e consistência ao que alcançámos até aqui, tal como o novo Quadro Financeiro Plurianual, o “Next Generation EU”, a decisão sobre os novos recursos próprios, entre outros”.
“Conseguimos acordos históricos, que importa agora implementar rápida e corretamente, para que tenham um impacto positivo na vida dos nossos cidadãos e nas suas empresas. Continuarei a lutar por uma Europa mais humana, mais coesa e mais competitiva”, apontou o Eurodeputado do PSD.
José Manuel Fernandes, licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho, é também presidente da Delegação para as relações da UE – Brasil.
Representou o Parlamento Europeu em importantes negociações nos últimos anos, como Novo Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027 (QFP), os novos recursos próprios da União Europeia, o Programa InvestEU) e também o ‘Plano Juncker’, para além das negociações orçamentais no âmbito dos processos de codecisão do Triângulo institucional da UE.
Recorde-se que a reeleição de José Manuel Fernandes ocorre no âmbito da rotação de cargos prevista a meio do mandato do Parlamento Europeu – e que levou também à eleição da nova presidente do Parlamento Europeu, a maltesa do Partido Popular Europeu (PPE) Roberta Metsola.
Este processo levou ainda à renovação dos cargos dos eurodeputados do PSD Lídia Pereira e Maria da Graça Carvalho nas coordenações do Grupo PPE para as Comissões Parlamentares estratégicas de Assuntos Económicos e Monetários; Indústria, Investigação e Energia; e a subcomissão para os Assuntos Fiscais.
Lídia Pereira assumiu a Coordenação do PPE na Subcomissão permanente para os Assuntos Fiscais e a Vice-coordenação do PPE na Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários. Maria da Graça Carvalho assumiu a Vice-coordenação do PPE na Comissão da Indústria, Investigação e Energia.