FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

13 Jan 2022

Ponte de Lima aderiu ao projeto “To-be-Green – Reciclagem de Máscaras”

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O Município de Ponte de Lima, aderiu ao projeto To-Be-Green – Economia Circular de Produtos Têxteis, cujo objetivo é o de diminuir as quantidades de produtos têxteis encontradas no lixo comum.

O projeto de cariz ambiental é desenvolvido pela empresa Greenadn, Lda, uma startup, spinoff da Universidade do Minho, que através de uma plataforma eletrónica – Tobegreen promove a reciclagem de máscaras, dando uma nova vida às já batizadas “beatas da pandemia”.

Neste contexto, e tendo em conta que estamos a enfrentar um novo problema ambiental, que ganhou significativa dimensão, o Município de Ponte de Lima consciente dos desafios futuros, considerando que em 2025 os produtos têxteis não poderão ser depositados em aterro, aposta numa ação de sustentabilidade ambiental, no sentido de contribuir para a diminuição desta nova forma de poluição.

Assim, o Município através do Serviço Educativo da Área Protegida e em colaboração com os agrupamentos de escolas, instituições com um elevado efeito multiplicador junto da sociedade, promoveu nos dias 14 e 15 de dezembro, a apresentação da recolha de máscaras, que funcionará nesta fase inicial com um contentor na escola sede de cada agrupamento. As apresentações foram realizadas pelo CEO da Greenadn o Professor António Dinis Marques e pelo responsável de marketing da empresa Filipe Falcão, e dirigidas aos Diretores dos Agrupamentos e Professores que já abordaram estes temas ambientais nas mais diversas disciplinas do currículo escolar. De referir a presença da Presidente da Junta de Freguesia de Bertiandos, Isabel Vilaverde, enquanto representante da Loja Social, que durante esta fase do projeto funcionará como ponto de recolha de entrega de roupas, elemento importante para que o objetivo ambiental, económico e social, deste projeto, possa ser atingido.

De forma a cumprir o desafio lançado pelos Agrupamentos, de que estas sessões pudessem ser utilizadas no processo educativo dos alunos e também chegar aos restantes que pelas limitações logísticas próprias do contexto pandémico que vivemos não puderam estar presentes, foram realizadas gravações nos 4 agrupamentos que, depois de editadas, serão entregues às escolas para poderem ser utilizadas, quer para uso didático em sala de aula, quer para explicar e divulgar o projeto junto da comunidade escolar.

As apresentações foram feitas em duas sessões. Na primeira foram abordadas as questões fundamentais que levam à necessidade de utilização de ferramentas para a economia circular e promoção do consumo responsável, a qual ocorreu ainda a demonstração de alguns produtos obtidos através de máscaras recicladas. A segunda sessão envolveu a demonstração da plataforma Tobegreen de troca de roupas e reciclagem de têxteis e os alunos foram convidados descarregar a aplicação para que seja possível a sua utilização.

No final foram entregues alguns pequenos brindes de Natal feitos de máscaras recicladas aos alunos e aos agrupamentos, ficando a esperança de que o ano de 2022, possa ser um ano de menos máscaras e têxteis no lixo comum e que esses produtos tenham uma nova vida depois de usados. O Município de Ponte de Lima agradeceu às comunidades escolares por, como é seu timbre, abraçarem mais uma importante iniciativa de cariz ambiental dentro do concelho, para um futuro mais sustentável para todos os que habitam a nossa única casa, o Planeta Terra.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts

online casino Portugal