De referir, que esta intervenção “Recuperação da derrocada de Sistelo – Arcos de Valdevez (fase I e II)”, será realizada com recurso a fundos comunitários, com um investimento elegível máximo comparticipado de 1.450.000,00 €, ao abrigo do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) – Transição Climática – Intervenções de Reabilitação da Rede Hidrográfica.
Esta intervenção será realizada em duas fases, sendo que a primeira prevê a recuperação da linha de água, com colocação infraestruturas de drenagem das águas entre outros trabalhos. Na segunda fase, avançará a reconstituição da paisagem, desde o coberto vegetal até às estruturas de socalcos destruídas aquando do aluimento de terras, intervenção que terá o mesmo prazo de execução.
Para o Presidente da Câmara Municipal “Esta parceria entre o Município e a APA na concretização desta intervenção é de primordial importância para a estabilização e segurança do local e da população e para a sustentabilidade e valorização ambiental de Sistelo.”