No documento, que foi aprovado de forma consensual por todo o executivo, é recordado o homem que foi galardoado com o título de Cidadão de Honra de Viana do Castelo em 2004 pelos “relevantes serviços prestados à cidade e à região” e que foi diversas vezes homenageado pela Câmara Municipal e pela VianaFestas, entidade da qual foi colaborador incansável.
O falecimento de Francisco Sampaio marca de forma indelével a comunidade vianense e toda a região Norte de Portugal e da Galiza, pelo que a Câmara Municipal de Viana do Castelo aprova um Voto de Pesar, a endereçar à Família.
“Francisco Sampaio, que participou na constituição da Região de Turismo do Alto Minho, que presidiu entre 1980 e 2009, foi também membro da Comissão Instaladora da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, onde foi professor e coordenador do curso superior de Turismo, e ainda presidente do conselho pedagógico”, refere o voto de pesar.
Durante cerca de quatro décadas, Francisco Sampaio assumiu um papel de destaque na rainha das romarias ao organizar o Cortejo Histórico-Etnográfico das Festas em Honra de Nossa Senhora d’Agonia, sendo também o responsável pelo guião da Festa do Traje.
Foi ainda fundador da Confraria dos Gastrónomos do Minho. Foi autor de dezenas de títulos sobre temas de caráter histórico, arqueológico, turístico, etnográfico e gastronómico, e também colaborador de várias publicações do Alto Minho. Destaca-se a autoria da Declaração de Interesse para o Turismo da Romaria d’Agonia, entretanto aprovada e publicada pela autarquia de Viana do Castelo.