FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

11 Jan 2022

Viana do Castelo aprova voto de pesar pelo falecimento de Francisco Sampaio

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O executivo municipal aprovou hoje, por unanimidade, em reunião ordinária, um voto de pesar pelo falecimento de Francisco Sampaio, conhecido entre os pares como “Senhor Turismo”, que faleceu no passado dia 31 de dezembro de 2021. No voto, apresentado pelo Presidente da Câmara Municipal, pode ler-se que Francisco Sampaio “foi um nome incontornável do turismo e da cultura popular vianense, tendo sido um exímio divulgador e promotor dos usos e costumes locais”. 

No documento, que foi aprovado de forma consensual por todo o executivo, é recordado o homem que foi galardoado com o título de Cidadão de Honra de Viana do Castelo em 2004 pelos “relevantes serviços prestados à cidade e à região” e que foi diversas vezes homenageado pela Câmara Municipal e pela VianaFestas, entidade da qual foi colaborador incansável.

O falecimento de Francisco Sampaio marca de forma indelével a comunidade vianense e toda a região Norte de Portugal e da Galiza, pelo que a Câmara Municipal de Viana do Castelo aprova um Voto de Pesar, a endereçar à Família.

“Francisco Sampaio, que participou na constituição da Região de Turismo do Alto Minho, que presidiu entre 1980 e 2009, foi também membro da Comissão Instaladora da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, onde foi professor e coordenador do curso superior de Turismo, e ainda presidente do conselho pedagógico”, refere o voto de pesar.

Durante cerca de quatro décadas, Francisco Sampaio assumiu um papel de destaque na rainha das romarias ao organizar o Cortejo Histórico-Etnográfico das Festas em Honra de Nossa Senhora d’Agonia, sendo também o responsável pelo guião da Festa do Traje.

Foi ainda fundador da Confraria dos Gastrónomos do Minho. Foi autor de dezenas de títulos sobre temas de caráter histórico, arqueológico, turístico, etnográfico e gastronómico, e também colaborador de várias publicações do Alto Minho. Destaca-se a autoria da Declaração de Interesse para o Turismo da Romaria d’Agonia, entretanto aprovada e publicada pela autarquia de Viana do Castelo.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts